Emídio Guerreiro é o novo secretário de Estado da Juventude e Desporto
Social-democrata vai para o lugar até agora ocupado por Alexandre Mestre.
A pasta está nas mãos de Luís Marques Guedes, que é o novo ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, que herda parte das pastas de Miguel Relvas. Até agora, as pastas da Juventude e do Desporto eram exercidas pelo secretário de Estado Alexandre Mestre.
Emídio Guerreiro tem 47 anos, é psicólogo e deputado eleito pelo círculo de Braga desde 2005. O deputado integrava até agora a Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura e era vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito às Parcerias Público-Privadas do Sector Rodoviário e Ferroviário.
O social-democrata exerceu ainda funções como vogal do conselho de administração do Instituto de Droga e Toxicodependência, foi vereador da Câmara de Guimarães e assessor do ministro adjunto Luís Marques Mendes num executivo chefiado por Cavaco Silva entre 1992 e 1995. Antes, entre 1990 e 1991, Emídio Guerreiro foi presidente da Associação Académica de Coimbra.
Em 2012, em declarações à Renascença, Emídio Guerreiro afastou a hipótese de concessão de escolas públicas a privados ou a aposta em novos contratos de associação. “A título pessoal nem sequer concordo com muitas dessas medidas, pois não me identifico com elas. E do ponto de vista legal nem estou a ver como se pode fazer uma coisa destas: pega nos funcionários públicos de uma escola e transfere-os para o privado?”