Costa chama ex-ministros para “acompanhar” preparação de programa

João Cravinho, Paulo Pedroso, Helena André, Santos Silva e António Vitorino estão entre os que vão apoiar eleboração do programa

Foto
A Câmara de Lisboa, presidida por António Costa, acha que a transparência reduz a sua autonomia Rui Gaudêncio/Arquivo

A lista de nomes foi divulgada no site do jornal partidário na passada sexta-feira. A acompanhar o antigo secretário de Estado e porta-voz do Governo de José Sócrates está um conjunto de jovens técnicos que contabilizam já alguns anos de assessoria em gabinetes ministeriais do PS.

Esse grupo será, no entanto, apoiado por um conjunto de personalidades com maior currículo governativo cujo papel será o de “acompanhar” e emitir “parecer” sobre as propostas em preparação. As expressões foram utilizadas pelo ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus, embaixador Francisco Seixas da Costa, e que faz parte desse conselho. Há também ex-ministros socialistas como Paulo Pedroso (Trabalho), João Cravinho (Obras Públicas, António Vitorino (Defesa), Helena André (Trabalho), Augusto Santos Silva (Defesa), Correia de Campos (Saúde).

A equipa não se esgota, no entanto, com estas personalidades com currículo governativo. A bióloga Helena Freitas, que fez parte do conselho coordenador do Lipp de António José Seguro é recuperada. O mesmo se passa com sociólogo Gustavo Cardoso. Ana Maria Bettencourt (assessora de Jorge Sampaio na Presidência para os assuntos da Educação), foi também convidada.

Na direcção do Gabinete de Estudos, João Tiago Silveira terá a apoiá-lo dois nomes que transitam da direcção de Seguro. Além do economista Eurico Brilhante Dias, está também Francisco André, que ocupou o pelouro das relações internacionais. Os outros vogais são Ângela Ferreira, Filipa Marques Júnior, Hugo Mendes, Luís Goes Pinheiro, Mariana Vieira da Silva, João Sequeira, Tiago Antunes.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários