Cavaco nomeia Vítor Bento para conselheiro de Estado

Foto
Presidente do conselho de administração da SIBS Sara Matos (arquivo)

Antes, Vítor Bento, licenciado em economia, foi presidente do conselho directivo do Instituto de Gestão do Crédito Público, director-geral do Tesouro, director do Departamento de Estrangeiro do Banco de Portugal e vogal no conselho de administração do Instituto Emissor de Macau. Foi, ainda, presidente da Sedes (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social) entre Maio de 2006 e Abril de 2008.

Recorde-se que Dias Loureiro renunciou ao cargo de conselheiro de Estado no final de Maio – depois do seu envolvimento no caso BPN e de críticas vindas de vários partidos – deixando um lugar em aberto. Dias Loureiro tornou-se no quarto membro a sair daquele órgão político consultivo do Presidente da República desde que Cavaco Silva tomou posse.

Dos 19 membros do Conselho de Estado a que Cavaco Silva deu posse a 6 de Abril de 2006, renunciaram entretanto ao cargo Marques Mendes, em 2007, Manuela Ferreira Leite e Jorge Coelho, em 2008, além de Dias Loureiro. António Capucho, Gomes Canotilho e Leonor Beleza ocuparam os três lugares. A renúncia de Dias Loureiro levou Cavaco Silva a nomear Vítor Bento.

Até ao momento Cavaco só convocou quatro vezes este órgão, tornando-se no Presidente que menos vezes ouviu o Conselho de Estado - o recordista é Jorge Sampaio (22 reuniões), seguido de Mário Soares (17) e Ramalho Eanes (11). A última reunião do Conselho de Estado realizou-se em Junho, para discutir a presença de tropas portuguesas no Afeganistão.

Sugerir correcção
Comentar