Cavaco enaltece gesto de trabalhadores que devolveram dinheiro encontrado em ecocentro

Mais de 4400 euros dentro de um envelope foram encontrados por três funcionários no meio de resíduos. O Presidente da República chamou-os a Belém para lhes agradecer.

Foto
Cavaco vai doar parte da sua biblioteca Daniel Rocha

"Penso que o vosso gesto deve ser enaltecido e deve ser conhecido pelos portugueses e foi por isso que contactei com o senhor presidente da câmara dizendo-lhe que tinha muito gosto em recebê-los", afirmou o chefe do Estado, Aníbal Cavaco Silva, que recebeu na manhã desta quinta-feira no Palácio de Belém os três funcionários da autarquia da Póvoa de Varzim.

O envelope com dinheiro e cheques foi encontrado no meio de resíduos, no ecocentro de Laúndos, por três funcionários – Artur Alves, Horácio Costa e José Pinheiro – que procediam à separação de papel.

O envelope continha um depósito no valor de 4407 euros feito pelo cliente de um banco numa dependência desta instituição e que, por descuido, terá caído num balde do lixo. Seguiu, depois, o trajecto normal dos resíduos até ao ecocentro.

Após os três funcionários terem encontrado o pacote, fizeram-no chegar aos responsáveis da câmara municipal, que, por sua vez, o entregaram à instituição bancária em causa, identificada no envelope.

"Era muito dinheiro", exclamou o chefe do Estado, sublinhando que correspondia quase a dez meses de ordenado de cada um dos trabalhadores.

Presente no encontro de Cavaco Silva com os funcionários da Câmara da Póvoa de Varzim esteve também o presidente da autarquia, Aires Pereira, que elogiou o "sentido de servir e a honestidade" de Artur Alves, Horácio Costa e José Pinheiro

"Mostram que vale a pena continuar a acreditar nas pessoas", frisou.