Bloco de Esquerda ausente de encontro com José Eduardo dos Santos por “divergências” sobre a democracia

Foto
O Presidente de Angola encontra-se amamhã como o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama Daniel Rocha (arquivo)

O Bloco de Esquerda anunciou hoje que não vai estar presente na cerimónia de amanhã no Parlamento com o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, “face às divergências com o Governo angolano”.

Questionado pela Lusa, o gabinete de imprensa dos bloquistas afirmou que o partido não se vai fazer representar no encontro de Eduardo dos Santos com o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, e os partidos com assento parlamentar, por estar em desacordo com o Governo angolano “no que diz respeito aos direitos humanos, à liberdade de imprensa e à própria concepção de democracia”.

José Eduardo dos Santos chegou hoje a Portugal para uma visita de Estado, amanhã e depois, a convite do Presidente da República, Cavaco Silva, e terá encontros como primeiro-ministro, José Sócrates, com a CPLP e, às 16h00 de amanhã, com o presidente da Assembleia da República, uma reunião para a qual foram convidados representantes de todos os partidos com assento parlamentar.

Questionado pela Lusa sobre a visita do presidente angolano, o BE já tinha manifestado fortes críticas, com o deputado Fernando Rosas a considerar que José Eduardo dos Santos “não é bem-vindo a Portugal”, acusando-o de comandar “um regime oligárquico, assente na corrupção e com chocantes desigualdades sociais”.

Apesar das recentes eleições presidenciais, o historiador bloquista considerou que, “infelizmente, a democracia em Angola está por realizar”.

“O Estado Português deve ter relações com Angola, mas não pode desconhecer o que se passa neste país, nem muito menos aproveitar-se dele, assumindo uma visão exclusivamente pragmática com ausência de valores”, declarou ainda Fernando Rosas.

Sugerir correcção
Comentar