Medir o stress numa gota de sangue para tratar diabetes

Equipa internacional, coordenada por investigador Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, desenvolveu uma nova técnica para obter informação sobre os glóbulos vermelhos e que pode ser útil para tratar diabetes.

Foto
Utilizando um micro scanner caseiro apoiado na tecnologia de ressonância magnética nuclear, a equipa oferece uma nova forma de avaliar rapidamente o estado oxidativo dos glóbulos vermelhos DR

Uma única gota de sangue pode transmitir muita informação sobre a saúde de uma pessoa, como os doentes com diabetes bem sabem. No entanto, além dos níveis de glicose, essa reduzida amostra biológica pode dar outras informações importantes. Uma equipa de investigadores, coordenada por Weng Kung Peng, Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, apresentou uma nova técnica para medir o stress oxidativo dos glóbulos vermelhos, oferecendo mais um indicador que será útil para acompanhar doentes com diabetes e optimizar o controlo da doença.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar