PÚBLICO tem o jornal e o site mais bem desenhados da Península Ibérica
Os prémios ÑH Design distinguiram o diário português com 19 galardões.
A competir com os jornais de grande alcance – incluindo publicações tão fortes como El País e El Mundo –, o PÚBLICO deixou para trás a concorrência e arrecadou um total de 19 prémios. Entre eles encontram-se quatro galardões de ouro – melhor primeira página do ano (1918-2013 Mandela), melhor especial multimédia (As linhas da liberdade), inovação em vídeo (O Brasil é) e inovação em trabalho multimédia (Casa do Vapor – um dia a casa virá abaixo).
O PÚBLICO foi distinguido pelas primeiras páginas Eusébio 1942-2014 e Adeus, troika (bronze para ambas), pelas infografias Mortes causadas pelo tabaco diminuíram desde a entrada em vigor da nova lei (prata) e Praias 2014: ouro sobre azul (bronze), pelo portefólio de reportagem em infografia (prata) e pela ilustração O filme deste ano (bronze).
O painel de jurados que analisou os periódicos em papel premiou ainda os suplementos do PÚBLICO com outros três galardões de bronze – pela página da Fugas dedicada ao Dia Mundial da Criança, por todo o Ípsilon de 8 de Agosto (com FKA twigs em destaque) e pela primeira página do suplemento especial dedicado a Nelson Mandela de 6 de Dezembro de 2013.
O júri responsável por avaliar as publicações online distinguiu, por sua vez, o design das reportagens Um mergulho na rua das portas de Santo Antão (prata) e Portugueses nos campos de concentração (bronze), e ainda a inovação conseguida com o vídeo Vizinhos do turismo (bronze) e com o trabalho multimédia 80 anos de Verão (prata). Além das medalhas de ouro.
Ao todo foi avaliado o design de 52 órgãos de informação – 41 espanhóis e 11 portugueses. Destes últimos, o Expresso (13 prémios), o jornal i (sete), a revista Sábado (cinco), o Jornal de Notícias (três) e o desportivo O Jogo (dois) também saíram vencedores da 11.ª edição dos ÑH Design, cujos resultados foram divulgados nesta sexta-feira.