Baleias morrem junto à costa na Florida

Dezenas de animais ficaram presos em águas rasas junto ao Parque Nacional de Everglades.

Dez baleias morreram e dezenas estão a tentar escapar do mesmo destino, depois de se terem aproximado da costa junto ao Parque Nacional de Everglades, na Florida, Estados Unidos.

As baleias ficaram presas na areia na maré baixa e equipas de salvamento estiveram a tentar, durante todo o dia de quarta-feira, que retornassem a águas mais profundas.

As baleias foram avistadas inicialmente na tarde de terça-feira, junto a uma parte remota do Parque de Everglades. “Esta área do parque é provavelmente a mais perigosa para uma coisa como esta. Quando a maré baixa, há centenas de metros de água muito rasa”, afirma Linda Friar, porta-voz do parque.

Utilizando barcos, biólogos e funcionários do parque tentaram, na quarta-feira, reencaminhar as baleias para zonas mais profundas. Mas algumas não resistiram. Das dez que já morreram, quatro foram alvo de eutanásia porque não tinham mais hipóteses de sobrevivência.

As baleias-piloto normalmente agregam-se em grupos de duas a três dezenas. Os adultos pesam 1000 a 3000 quilos. Os machos podem chegar a 5,5 metros de comprimento.

As operações de salvamento foram suspensas na quarta-feira à noite e seriam retomadas na manhã desta quinta-feira (tarde em Lisboa).

Sugerir correcção
Comentar