Miguel Almeida é o novo presidente da Zon Optimus

Fusão das duas operadoras foi oficializada esta semana, após o aval definitivo da Autoridade da Concorrência.

Foto
Juntas, as duas operadoras vão gerar receitas de 1600 milhões de euros Foto: Pedro Maia (arquivo)

Já Rodrigo Costa, que era até agora presidente da Zon, ficará como administrador não-executivo do novo conselho de admninistração do grupo. E o cargo de presidente do conselho de administração será ocupado pelo advogado Jorge Brito Pereira, refere um comunicado da Zon Optimus emitido pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Uma vez aprovado o negócio por parte da Autoridade da Concorrência, na passada segunda-feira, as duas operadoras formalizaram a fusão lançada por Isabel dos Santos (maior accionista da Zon) e pela Sonaecom (dona da Optimus e do PÚBLICO). Depois de terem adoptado a nova designação, a escolha dos novos órgãos sociais era o passo que se seguia e que foi oficializado nesta sexta-feira.

No comunicado, a Zon Optimus informa que solicitou a convocação de uma assembleia geral extraordinária para votar a eleição da nova admninistração para o triénio 2013/2015, a alteração de estatutos e a nomeação da comissão de vencimentos.

Miguel Almeida era presidente executivo da Optimus desde 2009, mas tem já uma experiência longa dentro do grupo Sonae. Além de ter sido director executivo da Optimus, foi director de marketing da Modelo Continente. 

A nova comissão executiva que vai liderar será composta por sete elementos. A vice-presidência caberá a Luís Miguel Lopes, até agora administrador da Zon.

A fusão da Zon e da Optimus, lançada a 14 de Dezembro de 2012, cria um novo gigante do sector das telecomunicações em Portugal. Juntas, as duas operadoras vão gerar receitas de 1600 milhões de euros e deter uma quota de mercado de 28%. Terão mais músculo para concorrer com a Portugal Telecom, complementando-se pelo facto de a Zon estar bem colocada no mercado da televisão paga e de a Optimus ser mais forte no negócio móvel. 

A nova Zon Optimus será controlada em mais de 50% pela ZOPT, uma sociedade-veículo criada por Isabel dos Santos e pela Sonaecom.

 

 

 

Sugerir correcção
Comentar