Uruguaio desaparecido há quatro meses foi resgatado na cordilheira dos Andes
Homem sobreviveu graças aos restos de comida deixados pelos alpinistas num refúgio da montanha.
Raúl Goméz Cincunegui foi encontrado bastante debilitado no refúgio Ingeniero Sardina, na província argentina de San Juan, na fronteira com o Chile. Segundo o governador de San Juan, José Luis Gioja, o homem foi levado de helicóptero para o hospital e está internado com sinais de desidratação avançada, e com cerca de 20 quilos a menos. Ainda assim, está fora de perigo. “É um milagre”, disse Gioja à agência Télam, citado pela EFE.
O uruguaio chegou à cidade argentina de Mendoza em Abril para participar num encontro de motociclistas. Foi de moto até ao Sul da Argentina e cruzou o Chile para ir visitar a família. A 11 de Maio tinha contactado a esposa pela última vez, para lhe dizer que a moto tinha avariado e que teria de atravessar a pé a cordilheira dos Andes.
Desde então, perdeu-se-lhe o rasto. Durante estes quatro meses, Goméz Cincunegui refugiou-se das baixas temperaturas do Inverno num abrigo utilizado por alpinistas e sobreviveu graças aos restos de comida, sobretudo açucar e uvas, que estes costumam deixar para trás.
No domingo foi localizado pelos técnicos do departamento de Hidráulica que se deslocaram de helicóptero àquela zona de montanha para medir a acumulação de neve, para fazerem os cálculos hídricos da província, segundo a agência France Press.
O uruguaio, que é funcionário público e canalizador na cidade de Bella Unión, contou à equipa de resgate que se desorientou por causa dos fortes nevões que caíram enquanto caminhava pela cordilheira. A acumulação de neve dificultou as buscas, que começaram em Junho e foram entretanto canceladas.