Igreja Católica tem seis novos cardeais e nenhum deles é europeu
Novos “príncipes de Igreja” vêm dos Estados Unidos, Índia, Líbano, Nigéria, Colômbia e Filipinas. Dois têm menos de 60 anos.
Os novos cardeais, nomeados neste sábado, são provenientes dos Estados Unidos, Índia, Líbano, Nigéria, Colômbia e Filipinas. A nomeação, em Fevereiro, de 22 novos cardeais, maioritariamente europeus, tinha motivado críticas.
Os cardeais com capacidade eleitoral são agora, segundo a AFP, 62 europeus, 14 norte-americanos, 21 sul-americanos, 11 africanos e 11 asiáticos.
“A Igreja é a Igreja de todos os povos”, disse neste sábado o Papa, de nacionalidade alemã, na Basílica de São Pedro, perante os cardeais vestidos de vermelho, as suas famílias e o corpo diplomático.
Referindo-se à etimologia da palavra católico (que significa “universal”), Bento XVI notou que “a Igreja é católica porque Cristo abraçou toda a humanidade na sua missão de salvação”.
O Papa entregou em seguida o barrete – vermelho como o sangue, simbolizando a fidelidade até ao martírio – , o anel e o título de “príncipe da Igreja” aos novos cardeais.
Todos os novos cardeais têm menos de 80 anos e são, por isso, elegíveis para a chefia da Igreja. Dois têm menos de 60 anos: o indiano Baselios Cleemis Thottunkal, de 53 anos, e o filipino Luis Antonio Tagle, de 55 anos, desde há um ano arcebispo de Manila. Ortodoxo no plano doutrinal, partidário de uma maior aproximação às pessoas simples, Tagle é já considerado “papabili” – candidato a Papa.
São agora também “príncipes da Igreja” o arcebispo norte-americano James Harvey, de 63 anos, o nigeriano John Olorunfemi Onaiyekan, de 68, também referido como “papabile”, e o colombiano Ruben Salazar Gomez, de 70. O outro nomeado é o patriarca maronita libanês Bechara Rai, de 72 anos. Segundo a agência Fides, a delegação que acompanhou o novo cardeal libanês integrava um representante do Hezbollhah, Abou Zeinab, responsável do partido xiita pelas relações com os cristãos.
Comentários
Últimas publicações
Tópicos disponíveis
Escolha um dos seguintes tópicos para criar um grupo no Fórum Público.
Tópicos