A Macarena da era YouTube é mais profunda do que parece
Não é propriamente uma novidade – na era do YouTube, dois meses são mais do que suficientes para assistir ao nascimento, ao sucesso e ao esquecimento de uma estrela. Mas para o sul-coreano conhecido como PSY (sim, de "psycho"), o dia 15 de Julho de 2012 marcou o início da sua ocupação dos Estados Unidos da América, um top de cada vez.
O maior êxito da história da pop da Coreia do Sul, "Gangnam Style", tem hoje mais de 225 milhões de visualizações no YouTube; pôs Britney Spears a dançar no programa da apresentadora Ellen DeGeneres; chegou ao Saturday Night Live, um dos mais prestigiados programas de comédia nos EUA; e está nomeado na categoria de Melhor Vídeo de 2012 na edição europeia dos MTV Music Awards.
Por causa da coreografia de "Gangnam Style", 14 nadadores-salvadores da cidade de El Monte, no estado norte-americano da Califórnia, foram despedidos por terem gravado um vídeo no centro aquático local. O autor da canção apelou à reintegração dos nadadores-salvadores, considerando o seu despedimento "uma tragédia", e foi criado um movimento na Internet para defender os funcionários despedidos.
O sucesso é tal que até a vizinha Coreia do Norte parodiou o "Gangnam Style" de PSY – o "Yushin Style" dos norte-coreanos é uma referência à candidata dos conservadores nas presidenciais da Coreia do Sul, Park Geun-hye, acusada de ser uma admiradora da ditadura instaurada pelo seu pai, que governou o país nas décadas de 1960 e 1970.
Uma sátira ao materialismoO sucesso de "Gangnam Style" pode resumir-se à batida, ao refrão e ao vídeo, mas a verdade é que a letra da canção transpira sátira e, neste aspecto, está muito longe da "Macarena" espanhola que invadiu as pistas de dança em meados da década de 1990 e que foi eleita pela revista Rolling Stone como a 2.ª canção mais irritante de sempre.
Gangnam é o nome de uma região luxuosa da capital da Coreia do Sul, considerada a Beverly Hills de Seul, onde o estilo de vida simboliza o expoente máximo do consumismo e da ostentação.
O protagonista do vídeo, "Oppa" (uma expressão usada pelas mulheres sul-coreanas em relação a homens mais velhos, sejam irmãos os amigos), "vive à maneira de Gangnam" e gosta de "uma mulher que é calorosa e bondosa de dia, uma mulher com classe, que tem dinheiro para pagar um café, e cujo coração começa a aquecer quando a noite chega". "Adoro uma miúda com este charme retorcido", canta PSY.
"Nas últimas quatro décadas, Gangnam transformou-se num sítio icónico para os sul-coreanos, representando riqueza, estatuto social e uma vida luxo", explica a sul-coreana Jea Kim, autora do blogue My Dear Korea. "O 'Gangnam Style' de PSY é uma sátira ao estilo de vida de Gangnam, ao materialismo e à busca da terra prometida pelas pessoas que sonham viver lá", escreve a blogger sul-coreana, residente nos Estados Unidos.
O autor da canção veste a pele de um desses sul-coreanos que têm como objectivo viver "ao estilo de Gangnam": "Ele está sempre a repetir que vive ou que ama o estilo de vida de Gangnam, mas na realidade está muito longe de chegar lá", explica Jea Kim.
O vídeo é uma paródia a esse materialismo e a essa procura pela terra prometida. Na sequência de abertura, PSY surge a tomar banhos de Sol num cenário que aparenta ser uma praia, mas que rapidamente se transforma num parque infantil; aparece depois ladeado por duas jovens, como se estivesse a ser o centro das atenções num qualquer evento glamoroso, mas na realidade está num parque de estacionamento subterrâneo. A lista continua, através de múltiplas referências ao "estilo de vida de Gangnam".
Na letra da canção, PSY diz que gosta de mulheres que tenham dinheiro para beber um café, uma referência cujo sentido pode passar despercebido a quem não conhece a realidade da Coreia do Sul. Mais uma vez, a blogger sul-coreana explica: "Há uma anedota na Coreia sobre as mulheres que gastam apenas 2000 wons [1,4 euros] no almoço, mas depois gastam 6000 wons [mais de 4 euros] num café no Starbucks".
O círculo de ironia que é o sucesso "Gangnam Style" fecha-se com a revelação de que o próprio autor da canção, Park Jae-sang, é de Gangnam. "O PSY goza com as pessoas que são muito superficiais e materialistas, mas ao mesmo tempo goza com o sítio em que ele próprio cresceu. É como se estivesse a dizer: 'Olhem para mim! Eu vivo em Gangnam, mas não acham que pareço uma pessoa reles e patética?'", sublinha a autora do blogue My Dear Korea.
Apesar das mensagens que passam despercebidas a quem não está familiarizado com a sociedade sul-coreana, o vídeo de "Gangnam Style" é um sucesso mundial porque PSY conseguiu juntar na mesma receita todos os ingredientes usados em êxitos como a "Macarena": estão lá o refrão simples, a coreografia e a batida. A grande diferença é que em meados da década de 1990, a Internet ainda procurava a sua própria receita para o sucesso.