Zero Dark Thirty entre o retrato fiel e o filme "grosseiramente impreciso"

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A polémica sobre o argumento de Kathryn Bigelow e Mark Boal para o filme Zero Dark Thirty começou em Agosto de 2011 dr

O papel da protagonista do filme de Kathryn Bigelow sobre a captura de Bin Laden e as cenas de tortura são postos em causa pela CIA. Mas há quem afirme que os serviços secretos acompanharam toda a produção

O enredo do principal candidato ao Óscar de Melhor Filme, Zero Dark Thirty, está debaixo do fogo de senadores e da CIA por alegadamente ultrapassar a realidade, mas a verdade é que toda a história por trás da sua rodagem ultrapassa a ficção.

Realizado pela norte-americana Kathryn Bigelow, o filme sobre a captura e assassínio de Osama bin Laden centra-se na determinação de "Maya", uma agente da CIA creditada como a principal responsável pelo sucesso da operação que decorreu em Abbottabad, no Paquistão, em Maio de 2011. A personagem principal, interpretada pela actriz Jessica Chastain, está obcecada com a captura de Bin Laden e faz disso a sua razão de viver.

Já este mês, ficou a saber-se que não só existe uma verdadeira "Maya" - cuja identidade não foi revelada - como o seu temperamento parece ter sido bem captado pela realizadora Kathryn Bigelow.

Numa troca de mensagens de correio electrónico revelada pelo Washington Post, a agente da CIA envolvida na operação mostrou-se transtornada por não ter sido a única a receber os louros pela morte de Bin Laden. De acordo com um antigo responsável da CIA, "ela carregou em "responder a todos"" e escreveu o que pensava sobre o trabalho dos seus colegas: "Vocês tentaram barrar-me o caminho. Lutaram contra mim. O prémio devia ser só meu."

A opinião dos colegas sobre o email da agente não terá sido das melhores, mas numa coisa todos parecem estar de acordo: "Ela não é a Miss Simpatia, mas não é com simpatia que se encontra Bin Laden", escreve o Washington Post, que cita um antigo colaborador da CIA.

Desde o momento em que Barack Obama anunciou a morte do líder da Al-Qaeda, várias personalidades têm frisado que o sucesso da operação não pode ser atribuído a apenas uma pessoa. Nem a Obama, defendem antigos altos funcionários da Administração Bush; nem à agente cujo nome não é conhecido do grande público, defendem antigos e actuais altos funcionários da CIA.

Numa mensagem interna enviada na sexta-feira passada e revelada pelo The New York Times, o director interino da agência, Michael J. Morell, sublinha que o fim da busca por Bin Laden resultou da "dedicação altruísta de centenas de agentes". O responsável mostrou-se agastado com a forma como a realizadora adaptou os momentos decisivos da operação, em particular as cenas em que os suspeitos de terrorismo são submetidos a tortura - ou a "técnicas de interrogatório aprimoradas", segundo a terminologia oficial.

Para Michael J. Morell, o filme Zero Dark Thirty "transmite uma forte sensação de que as técnicas de interrogatório aprimoradas, que faziam parte do antigo programa de detenções e interrogatórios, foram essenciais para encontrar Bin Laden. Essa sensação é falsa".

A mesma ideia foi expressa pelo senador John McCaine, do Partido Republicano, que juntou o seu nome ao de dois senadores do Partido Democrata numa carta enviada à produtora Sony Pictures Entertainment. "Escrevemos para expressar o nosso profundo desapontamento com o filme Zero Dark Thirty. Consideramos que é grosseiramente impreciso e enganador ao sugerir que a tortura resultou em informação que levou à localização de Osama bin Laden", lê-se no texto, co-assinado por Dianne Feinstein e Carl Levin. Os três senadores afirmam que a produtora "tem a obrigação de declarar que o papel da tortura na busca por Bin Laden não se baseia em factos mas faz parte da narrativa ficcional do filme".

A polémica sobre o argumento de Zero Dark Thirty começou em Agosto de 2011, quando a colunista do The New York Times Maureen Dowd, vencedora de um Pulitzer, escreveu que "a Casa Branca conta com a versão de Kathryn Bigelow e Mark Boal do assassínio de Bin Laden para contrariar a crescente reputação de Obama como ineficaz".

Na quinta-feira passada, o analista político David Sirota, conotado com o Partido Democrata, escreveu no site Salon que o filme de Bigelow "desvia-se substancialmente dos factos", mas salientou que "a segurança nacional dos EUA trabalha desde a década de 1980 com a indústria do entretenimento para inundar filmes, programas de televisão e jogos de vídeo com mensagens políticas". Para o autor do livro Back to Our Future, a verdadeira questão é perceber por que razão as autoridades "apoiaram entusiasticamente" o filme. "Isto sugere que o Pentágono e a CIA - no mínimo - reviram o guião final e aprovaram-no sabendo que continha falsidades sobre tortura".

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