O que é que os criadores dos Simpsons têm na cabeça? Ciência, matemática e humor
a Alguma vez já se perguntou por que é que há tantas referências à ciência nos diálogos dos Simpsons? Se sim, fique a saber que não é uma mera coincidência: Al Jean, o produtor executivo da série televisiva, licenciou-se em Matemática na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. E está longe de ser o único dos guionistas que possui formação científica. Numa entrevista publicada ontem na revista Nature - no mesmo dia em que o filme homónimo chega às salas de cinema (ver textos no Ípsilon) -, Al Jean conta como é que a sua equipa consegue fazer humor com factos e figuras científicas. Vários cientistas famosos, como o paleontologista Stephen Jay Gould (1941-2002), já surgiram como convidados especiais em episódios. O cientista de sonho de Al Jean é, sem sombra de dúvida, o físico e matemático inglês Isaac Newton (1643 -1727) - e a selecção não foi feita no panteão da sabedoria. Newton seria a sua figura de eleição quer estivesse vivo ou morto. Por isso, não estranhem se o autor da Teoria da Gravitação Universal se infiltrar numa das histórias da família de olhos arregalados. Embora Newton ainda não tenha tido direito a uma aparição especial, o seu discípulo Stephen Hawking já privou directamente com a população de Springfield. Este físico teórico inglês é professor catedrático de Matemática na Universidade de Cambridge, posto que um dia pertenceu a Isaac Newton. Apesar de sofrer de uma doença degenerativa que lhe paralisou os músculos - a esclerose lateral amiotrófica -, Hawking continua a investigar, a viajar (recentemente foi até ao espaço!) e a escrever livros.
"As pessoas pareciam estar comovidas com a presença de Stephen Hawking no programa, e ninguém poderia estar mais comovido do que eu. Apesar disso, há uma piada que mostra que mostra a atitude do público em relação à ciência: quando ele [Hawking] aparece diante da população de Springfield e lhes explica o que devem fazer, o Homer diz "Yeah, Larry Flynt tem razão"!", conta Al Jean à Nature.
Como pode o pai de Bart e Lisa Simpson confundir um dos mais respeitados físicos contemporâneos com Larry Flynt, o famoso editor da revista pornográfica Hustler? Tirando o facto de ambos terem nascido em 1942 e estarem presos a uma cadeira de rodas, Larry Flynt e Stephen Hawking parecem ter muito pouco em comum. "Tentamos fazer humor com qualquer coisa - então, se um cientista aparece num episódio, tentamos fazer piada com ele também", explica Al Jean.