Transportes
Túnel do Marão: cronologia de maior túnel ibérico em imagens
Desde a primeira promessa de construção de uma autoestrada entre Amarante e Vila Real, para reduzir os muitos acidentes registados no IP4, passou exactamente uma década.
Desde a primeira promessa de construção de uma auto-estrada entre Amarante e Vila Real, para reduzir os muitos acidentes registados no IP4, passou exactamente uma década. As obras do maior túnel rodoviário da Península Ibérica começaram em Junho de 2009, mas foram suspensas apenas três meses depois, com uma primeira providência cautelar interposta pela empresa Águas do Marão. Depois foram os problemas de financiamento do consórcio que bloquearam a obra. O Túnel do Marão entra na história por ser a primeira obra pública resgatada pelo Estado – e tal só aconteceu dois anos após a paragem da empreitada. A empresa pública investiu mais 150 milhões de euros, sendo que 89 milhões de euros vieram de fundos europeus. Em Novembro de 2014 começaram as obras de perfuração do túnel. E um ano depois realiza-se a ultima detonação, e assiste-se à união das duas frentes de obra.