Música
Praia do Cabedelo vibra com Marés Vivas
Presentes cerca de 22 mil pessoas para ouvir The Prodigy mas também Xutos & Pontapés.
O 12.º festival Marés Vivas arrancou na noite de quinta-feira, em Vila Nova de Gaia, com os electrizantes The Prodigy, banda inglesa que pôs a praia do Cabedelo em enérgico "mosh" com os seus ritmos de intenso metal alternativo, techno-pop elestrónico e hardcore punk.
Uma plateia mais experiente -- também actuaram os Xutos & Pontapés, mas os fãs pediam ritmos mais pujantes -- que começou por ser seduzida com "Breathe" e depois levada pelo vigor dos vocalistas Maxim Reality, sempre em contacto com o público, e Keith Flint.
Os cerca de 22 mil presentes – o espaço tem lotação para 25 mil e, segundo a organização, deve esgotar sexta e sábado – tiveram a oportunidade de, a espaços, sentir a adrenalina de temas mais pesados dos Xutos & Pontapés, numa receita que misturou vários clássicos com músicas do último trabalho, Puro.
Com parcos meses de experiência de palco, os londrinos Modestep, que preparam novo disco de rock electrónico e dubstep para 2015, proporcionaram momentos de cumplicidade com a plateia, principalmente durante Sunlight.
A noite foi iniciada pelos galeses Skindred – uma mistura de reggae, metal alternativo e hardcore punk – e o seu novo álbum, Kill The Power.
As portas abriram às 17h e a música começou com os The Lazy Faithfull e Capitão Fausto: a noite é animada até às 6h por DJ D-One e SlimCutz + ACE.
Sexta-feira destaque para os James e o DJ Skrillex, enquanto sábado as atenções estão concentradas nos Portished e em Joss Stone.
Lusa