Suíça
Uma caixa mágica no jardim
É um pequeno pavilhão num jardim de Basileia, na Suíça, desenhado pelo atelier suíço Christ Gantenbein. Uma obra construída este ano que é aqui publicada pela primeira vez.
Este pequeno pavilhão num jardim de Basileia, na Suíça, abre caminhos aos mistérios da arquitectura. A construção é muito simples: uma estrutura de madeira revestida por tela betuminosa, um material rugoso e aparentemente desconfortável. A caixa contrasta com a flutuação constante da luz e das sombras do jardim, a expressão natural das folhas choca com a presença agressiva do revestimento.
O pavilhão é uma pequena habitação, um retiro, com um interior confortável repleto de madeiras e tecidos. O rigor da construção suíça, com medidas precisas e repetições eficazes, gere a sequência de contrastes, entre a forma do edifício e a envolvente, entre a sua materialidade exterior e o requinte do interior. O resultado é uma caixa mágica.
Emanuel Christ (Basileia, 1970) e Christoph Gantenbein (St. Gallen, 1971) trabalham juntos desde 1998. O seu escritório, Christ Gantenbein, fica em Basileia e conta com cerca de 40 colaboradores. Têm obra na Suíça, Alemanha, Inglaterra, China e México. Outro projectos, como a Ampliação do Museu de Arte de Basileia e o Museu Nacional da Suíça em Zurique, estão em fase de construção. Para mais informações sobre o seu trabalho, consultar o Jornal dos Arquitectos.