António Marujo recebe prémio Jornalista Europeu de Religião do Ano

Foto
O garlardão premeia jornalistas que se distingam por um trabalho objectivo, imparcial e de espírito ecuménico PÚBLICO (arquivo)

O jornalista do PÚBLICO António Marujo foi distinguido com o prémio John Templeton para Jornalista Europeu de Religião do Ano, um galardão atribuído pela Conferência das Igrejas Europeias (CEC).

António Marujo venceu este prémio na edição de 1995, tornando-se agora no primeiro jornalista europeu a ser distinguido por duas vezes, refere o comunicado do gabinete de comunicação da CEC.

Entre os trabalhos que lhe valeram o prémio, com um valor monetário de cinco mil francos suíços (3227 euros), está uma entrevista ao padre, teólogo e poeta Tolentino Mendonça, intitulada "Jesus é um mistério fascinante, ainda em aberto" (26/02/05) e uma reportagem sobre o Congresso da Nova Evangelização, com o título "Bono Vox, bebedor de vinho e leitor da Bíblia" (11/09/2005).

"Esta é a autêntica escrita sobre religião, mais do que a escrita ligada à Igreja, e é da melhor qualidade", afirmou um dos juízes do prémio, para quem o jornalista do PÚBLICO "não é fascinado pela Igreja, mas por algo mais profundo, que é o mistério da religião em si".

Criado em 1994, o prémio John Templeton destina-se a premiar os jornalistas que escrevem sobre religião para a imprensa secular e que se distingam por um trabalho objectivo, imparcial e de espírito ecuménico.

O galardão, criado pela fundação norte-americana John Templeton, é atribuído pela CEC, uma associação fundada em 1959 e que reúne 125 igrejas ortodoxas, protestantes, anglicanas e católicas de todos os países da Europa.

Sugerir correcção
Comentar