Estátua de D. Afonso Henriques inaugurada em Guimarães apesar da polémica

Foto
«Se alguém não reconhece D. Afonso Henriques nesta estátua tal deve acontecer por engano», disse João Cutileiro João Abreu Miranda/Lusa

Uma estátua de D. Afonso Henriques, da autoria de João Cutileiro, foi hoje inaugurada em Guimarães pelo ministro da Juventude e Desporto, José Lello, numa cerimónia que se previa polémica, por alguns dos vimaranenses considerarem que a obra em nada se assemelhava ao primeiro rei de Portugal, mas que terminou com o apoio da maioria da população.

A estátua, que, indica a Lusa, é composta por um busto estilizado e não figurativo de um ser humano com uma espada e um escudo, "é e será sempre polémica, na medida em que resulta da criação de uma grande artista, conceituado nacional e internacionalmente", argumentou o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães, durante a inauguração.Por sua vez, o autor da escultura, João Cutileiro, justificou que a sua obra pretende reflectir a vida e acção guerreira do rei. "Se alguém não reconhece D. Afonso Henriques nesta estátua tal deve acontecer por engano", sustentou.
A estátua foi pedida pela autarquia de Guimarães, no âmbito das comemorações da Batalha de São Mamede no dia 24 de Junho - data que os vimaranenses consideram ser o "Dia um de Portugal" -, e custou à câmara onze mil contos.
O líder do PSD local, Alves Pinto, um dos opositores à estátua, afirmou que a maioria socialista que dirige a autarquia não informou os vereadores dos outros partidos da encomenda feita. Também, o PP local, representado por Pedro Miguel Carvalho, contesta a estátua e considera que o dinheiro deveria ter sido utilizado para a resolução de alguns dos problemas que afligem a população.

Sugerir correcção
Comentar