Bombeiros da Praia da Vitória, Açores, tiram férias para combater fogos em Santarém
No total, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, enviou, este ano, doze voluntários para Santarém, já que em Julho se deslocaram outros seis elementos.
Segundo Luís Vasco Cunha, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, a experiência é muito procurada pelos voluntários, que regressam à Terceira com a "satisfação" de terem ajudado alguém e de terem aprendido algo diferente.
"Em termos de experiência, vão fazer coisas novas, que, felizmente, nos Açores nunca farão com esta dimensão", salientou, em declarações à Lusa, referindo-se ao combate aos incêndios.
Apesar de não terem muita experiência no controlo das chamas, visto que nos Açores a humidade impede que se alastrem numa escala semelhante à que se vive actualmente no continente, em outras áreas, Luís Vasco Cunha garante que têm preparação superior aos colegas de Santarém.
"Em serviço de saúde qualquer um destes bombeiros tem mais experiência do que os que estão lá", frisou, acrescentando que um dos elementos é enfermeiro e outra estudante de enfermagem.
Os bombeiros que se deslocam são todos voluntários e, segundo o presidente da associação, "tiram férias para fazer isto e pagam para ir".
"Eles não levam roupa civil, só a farda. Chegam lá, são integrados nos bombeiros e o que houver para fazer, fazem, junto com os outros", salientou.
Alguns dos bombeiros repetiram este ano a experiência, uma vez que já no ano passado se tinham deslocado a Santarém.Luís Vasco Cunha adiantou que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória está mesmo a preparar a geminação com as associações de Sardoal e Mação, que também já fizeram deslocar elementos à ilha Terceira.