Novas normas europeias para poluição dos navios entram em vigor
Directiva quer reduzir ao mínimo o uso de combustíveis com muito enxofre, um dos ingredientes das chuvas ácidas.
Segundo uma directiva aprovada no mês passado, nenhum navio que circule em águas europeias pode utilizar fuelóleo com mais de 3,5% de enxofre – um dos ingredientes para as chuvas ácidas. Nos próximos anos, os valores devem cair progressivamente, até chegarem a apenas 0,5% de enxofre.
A poluição dos navios já é alvo de regulamentação há anos. Para as embarcações que utilizam os portos europeus, já há limites rígidos – 0,1% de enxofre, no máximo – desde 2010. O resultado foi uma queda de 66% na poluição junto aos portos, segundo um estudo do Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia.
Mas, com milhares de navios a passarem pelas águas europeias todos os anos – com combustíveis com até 5% de enxofre, contra 0,001% no gasóleo e gasolina para automóveis –, o problema ainda se mantém. “Se nada for feito, em 2020 as emissões de enxofre provenientes da navegação nas zonas marítimas da União Europeia excederão as provenientes de fontes terrestres”, antevê a Comissão Europeia, num comunicado.
As novas normas aplicam-se a estes navios em trânsito. Já em 2015, há metas antecipadas para áreas sensíveis – mar Báltico, mar do Norte e canal da Mancha. Para aí passarem, os navios terão de utilizar fuelóleo com 0,1% de enxofre.
Combustíveis mais sujos poderão ainda ser usados, mas desde que haja sistemas de depuração dos gases de escape dos navios.