Novo jogo de apostas desportivas da SCML surge com Totobola em queda livre

Receitas do Totobola caíram 70% nos últimos 20 anos e valem apenas 0,6% do total.

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A queda não tem sido constante, já que o pior ano foi o de 2008, quando as receitas não passaram dos 8,5 milhões de euros, mas os pequenos crescimentos anuais registados no período em análise foram sol de pouca dura.

Nos primeiros cinco meses deste ano, as receitas chegaram aos 4,2 milhões de euros, pelo que, a manter-se este registo, voltará a sofrer uma nova diminuição em 2014. Menos apostadores significam menos prémios, o que, por sua vez, atrai ainda menos apostadores, entrando-se num ciclo negativo, oposto ao que sucede com os jackpots de jogos como o Totoloto e o Euromilhões.

A actual fraca representatividade do Totobola, lançado em 1961, é revelada pelo seu peso no total das receitas: apenas 0,6% no ano passado. Nos últimos 20 anos, gerou um encaixe bruto de 292,2 milhões de euros à SCML, quando a raspadinha, só em 2013, foi responsável por 590,7 milhões.  

É nesta conjuntura que o Totobola vai ganhar um concorrente, também gerido pela SCML. A proposta de lei que vem regulamentar o jogo online, agora em discussão no Parlamento, prevê, entre outros aspectos, que a SCML passe também a explorar as apostas desportivas à cota em lojas físicas, “aproveitando a experiência e a rede e infra-estrutura”.

Neste novo jogo (que não vai escapar ao imposto de 20% sobre os prémios acima de 5000 euros) pode-se, por exemplo, tentar acertar no número de golos marcados. E, embora abra o leque a modalidades desportivas como o basquetebol ou ciclismo, o certo é que o futebol será o seu principal chamariz, causando ainda mais impactos no Totobola. Foi, aliás, o que aconteceu ao Totoloto quando surgiu o Euromilhões, e na altura o Totoloto era bem mais expressivo do que é hoje o Totobola.

Por parte da SCML, esta tem tudo a postos para lançar o novo jogo quando o processo legislativo estiver pronto, ao mesmo tempo que, segundo já garantiu a instituição ao PÚBLICO, "o Totobola vai continuar”. No entanto, conforme sublinhou a SCML, “a evolução da oferta de jogos sociais” e “a respectiva procura podem vir a determinar outra decisão”.

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