Mais de 70% dos turistas nacionais alojam-se em casas de amigos ou família
Entre Abril e Junho as deslocações de turistas residentes em Portugal aumentaram 11,5% em comparação com o ano passado. A larga maioria viaja para visitar amigos e família e fica em alojamentos particulares.
Os efeitos de calendário explicam este aumento expressivo nas deslocações já que a Páscoa calhou no segundo trimestre do ano, ao contrário do que sucedeu em 2013 (foi celebrada no primeiro trimestre). Quando questionados sobre os motivos da viagem, 46,5% dos portugueses indicaram a visita a familiares ou amigos. Contudo, em Junho as motivações relacionadas com “lazer recreio ou férias foram as mais expressivas” (44,3% do total das viagens). O automóvel foi o meio principal de transporte mais utilizado (em 78,5% das viagens); já o avião foi o meio usado em 9% das deslocações, um aumento de dois pontos percentuais face ao segundo trimestre do ano passado.
Em termos globais, entre Abril e Junho 19,3% dos portugueses viajaram. Do total dos turistas, 53% são mulheres e 31,5% têm entre 25 e 44 anos. Os turistas com 65 ou mais anos representaram 17,2% do total (12,8% no período homólogo de 2013). A maioria das viagens foram feitas em território nacional e apenas 10,2% tiveram o estrangeiro como destino, percentagem que supera os 8,4% registados no segundo trimestre do ano passado.
O recurso à internet para a marcação prévia da viagem - desde o transporte, ao alojamento – foi uma ferramenta usada em 14,7% das deslocações.
Apesar de o alojamento preferencial ser as casas particulares ou de amigos, o recurso aos hotéis é mais usado quando os portugueses viajam por motivos profissionais ou de negócios (40,1%) ou por lazer ou férias (31,5%).