Há cerca de 81 mil licenciados sem emprego há mais de um ano
Mais de metade dos 146 mil desempregados com curso superior são de longa duração. Excesso de qualificações passou a ser um obstáculo.
Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados pelo Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério de Economia, referem-se ao terceiro trimestre do ano passado e apontam para um aumento de 11 mil pessoas face ao mesmo período de 2012 e mais cinco mil pessoas face ao segundo trimestre.
O Jornal de Notícias refere que os dados do boletim do emprego do Ministério da Economia mostram “uma realidade bastante adversa para os diplomados no terceiro de trimestre de 2013”.
Neste período o desemprego de longa duração total parecia “estar a dar a volta”. No entanto, escreve o diário, “o grupo dos licenciados não acompanhou a tendência geral, juntamente com os desempregados com o 3.º ciclo do ensino básico concluído”.
Verificou-se uma melhoria no segundo trimestre, mas depois a situação começou a piorar, tendo-se atingido a “segunda marca mais elevada de que há registo”.
O Jornal de Notícias cita ainda o estudo Employment and Social Developments in Europe 2013, elaborado por peritos da Direcção-Geral do Emprego da Comissão Europeia que refere que “Portugal é dos países europeus com maior índice de sobrequalificação no emprego”.
O INE deverá divulgar esta quarta-feira os dados do desemprego relativos a 2013.