Finanças alertam para email falso a circular em nome do fisco

Mensagem incentiva os destinatários a carregarem numa ligação e a instalar software malicioso.

Foto
TdC diz que há “falta de articulação” entre o fisco e a Direcção-Geral do Orçamento Sara Matos

A mensagem falsa em causa, posta a circular em nome da AT e assinada por um “chefe de Finanças” sem rosto, avisava o destinatário do email – suposto devedor do fisco – para a regularização de dívidas.

O objectivo seria incitar o destinatário do email a carregar num link onde se lia em letras maiúsculas “Download factura electrónica”, levando a pessoa a descarregar e a instalar software malicioso sem se aperceber. A AT sublinha que, nos emails enviados pelo fisco, o nome do contribuinte e o número de identificação fiscal são sempre referidos.

O fisco alerta ainda os contribuintes de que “em caso algum” deverão carregar naquela ligação ou “autorizar qualquer transferência de ficheiro, pois o risco de comprometer o computador é elevado”.

No aviso publicado no Portal das Finanças, consta uma reprodução de um email fraudulento detectado: uma mensagem visualmente próxima do site das Finanças, com uma reprodução em tudo idêntica ao logótipo e à composição de cores da AT.

A lista de devedores que o fisco vai actualizando abrange tanto pessoas singulares (com dívidas acima de 7500 euros), como contribuintes colectivos (devedores acima dos 10.000 euros).

Sugerir correcção
Comentar