EUA estudam processar também a Moody's por fraude

Depois da Standard & Poor's, o Governo pode tentar responsabilizar a Moody's em tribunal por ter contribuído para o início da crise financeira.

Foto
Agência volta a avaliar Portugal em Setembro Mike Segar/Reuters

Os EUA podem avançar com um processo em tribunal contra a agência de rating Moody's, informa a agência Reuters. Representantes do Estado e do Departamento de Justiça norte-americano estarão a discutir a possibilidade de avançar contra esta agência norte-americana, depois de já ter sido submetido um processo de fraude civil contra a Standard & Poor's (S&P) no início desta semana.

A acusação do Departamento de Justiça deverá ser a mesma que foi feita à S&P: a agência manipulou deliberadamente a classificação de rating de produtos financeiros cuja falência foi crucial para o início da crise.

Mas a decisão de avançar também sobre a Moody's ainda não está tomada, sublinha a Reuters, que cita fontes ligadas ao processo, só devendo acontecer depois do início do julgamento da Standard & Poor's e se perceber qual pode ser o desfecho.

Na segunda-feira, o Departamento de Justiça dos EUA avançou com uma queixa em tribunal por fraude civil contra a S&P, alegando que esta contribuiu para o início da crise financeira norte-americana. A acusação do Governo defende que a agência estava consciente de que as notações de rating dadas aos produtos financeiros que entraram em incumprimento em 2008 estavam erradas.

A S&P refuta as alegações do Departamento de Justiça e defende-se com o facto de outras agências de rating terem dado as mesmas qualificações aos mesmos produtos financeiros, como os subprime e os Octonion I.

Esta é a primeira grande acção judicial de um Governo contra uma agência de rating depois do início da crise financeira mundial.

Das três grandes agências de rating, apenas a Fitch ficaria de fora da acção do Governo norte-americano. A Fitch, cuja propriedade se encontra dividida entre a holding francesa Financière Marc de Lacharrière e o grupo de media norte-americano Hearst Corporation, é a única das grandes agências não totalmente dos EUA.

 

Notícia corrigida: no segundo parágrafo trocada a referência ao Departamento de Defesa pelo Departamento de Justiça.

Sugerir correcção
Comentar