Alexandre Soares dos Santos vai ser reconduzido na presidência da Jerónimo Martins
Há menos de uma semana, em entrevista à agência Lusa, Alexandre Soares dos Santos tinha afirmado que ainda não tinha decidido se continuava no cargo, confessando estar "debaixo de pressão para ficar". Em comunicado enviado nesta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), entre os vários pontos de ordem de trabalhos da assembleia geral de accionistas de 10 de Abril, o accionista Sociedade Francisco Manuel dos Santos propõe a nomeação dos órgãos sociais para o triénio 2013-2015, onde o nome de Alexandre Soares dos Santos consta como presidente.
O rosto da Jerónimo Martins, como é conhecido Alexandre Soares dos Santos, começou a sua carreira profissional em 1957, com a entrada na Univeler. Entre 1964 e 1967, foi director de marketing da Unilever Brasil, tendo um ano depois assumido o cargo de administrador-delegado da Jerónimo Martins, em acumulação com o de representante da Jerónimo Martins na joint-venture com a Unilever. Alexandre Soares dos Santos é presidente do grupo desde Fevereiro de 1996, tendo actualmente 78 anos.
Entre a ordem de trabalhos, o accionista Sociedade Francisco Manuel dos Santos propõe "um voto de apreço, reconhecimento e confiança ao conselho de administração e a todos e a cada um dos seus membros e, em especial, ao seu presidente, também pela forma como conduziram a gestão da sociedade em exercício em 2012 e à comissão de auditoria".
Na semana passada, a Jerónimo Martins abriu as primeiras lojas Ara na Colômbia, tendo Alexandre Soares dos Santos considerado este como um dos momentos mais marcantes da sua carreira.