Taça de Portugal: Belenenses nos quartos-de-final após eliminar Odivelas

Foto
PUBLICO.PT

Um golo solitário do avançado panamiano Garces, aos 63 minutos, valeu ao Belenenses um sofrido apuramento para os quartos-de-final da Taça de Portugal em futebol, num jogo onde o anfitrião Odivelas fez por merecer, pelo menos, o prolongamento.

O actual quarto classificado da Série D da II Divisão (terceiro escalão nacional) dificultou bastante a tarefa do clube do Restelo e pode queixar-se de dois lances que deixaram muitas dúvidas no Estádio Arnaldo Dias.

Logo aos cinco minutos, Semedo, o melhor jogador em campo, caiu na grande área do Belenenses, mas o árbitro lisboeta Hélio Santos entendeu que não houve contacto de Rolando.

No segundo tempo, 12 minutos após o reatamento, e ainda com o marcador em branco, novo lance polémico na área dos lisboetas e com os mesmos protagonistas: desta vez, Rolando terá colocado a mão à bola quando Semedo se preparava para se isolar frente a Costinha.

Fora os lances polémicos, e ainda na fase do jogo em que o Odivelas teve pulmão para fazer frente ao Belenenses, pertenceu aos donos da casa uma das mais flagrante oportunidades de golo, desperdiçada infantilmente por Félix, aos 26 minutos.

Lançado por um passe de génio de Semedo, Félix surgiu sozinho frente a Costinha, mas a lentidão do ponta-de-lança do Odivelas permitiu a recuperação de Rolando, que roubou a bola ao jogador dos anfitriões.

Depois de uma primeira parte praticamente ausente do relvado, o Belenenses foi crescendo de produção no segundo tempo, ao mesmo tempo que o Odivelas ia perdendo gás. O reaparecimento do clube do Restelo deu os seus frutos aos 63 minutos, com o único golo do encontro.

Uma jogada de insistência de Dady pelo flanco direito foi parar aos pés de Garces, que, à segunda tentativa, acertou finalmente com a baliza à guarda de Bruno Costa, praticamente um espectador até ao lance que definiu o encontro.

O Odivelas acusou o golo, perdeu algum discernimento e pouco depois da entrada para o último quarto de hora ficou reduzido a dez unidades, por expulsão de Vasco Varão, admoestado com o cartão vermelho directo depois de uma entrada dura sobre Carlitos.

Mesmo com menos um jogador, o Odivelas continuou a lutar pelo empate, mas a vontade da equipa orientada por Rui Gregório, ex-jogador do Belenenses, não chegou para criar verdadeiros lances de perigo junto da baliza de Costinha.

Em cima do minuto 90, as equipas ficaram empatadas em número de jogadores, pois o autor do único golo do encontro também recebeu ordem de expulsão por uma cotovelada a Filipe Martins.

Vitória feliz do Belenenses, num jogo mal arbitrado por Hélio Santos, que terá perdoado duas grandes penalidades do Belenenses.

Ficha de jogo:

Jogo no Estádio Arnaldo Dias, em Odivelas

Odivelas - Belenenses, 0-1Ao intervalo: 0-0

Marcador:0-1, Garces, 63 minutos

Equipas:

Odivelas:

Bruno Costa, Tero (Samarra, 70), Jorge Teixeira, Topê, Filipe Martins, Saramago, Hélder Costa, Vasco Varão, Djão (Miko, 64), Semedo (Paulo Fonseca, 85) e Félix(suplentes: Rodrigo, Rui Varão, Dani, Samarra, Paulo Fonseca, Miko e Afonso)


Belenenses:

Costinha, Amaral, Rolando, Nivaldo, Rodrigo Alvim, Mancuso (Eliseu, 61), Ruben Amorim, Carlitos (Mano, 83), Silas (Cândido Costa, 71), Dady e Garces(suplentes: Marco Gonçalves, Eliseu, Mano, Gaspar, Ivan, Cândido Costa e Gonçalo Brandão)


Árbitro: Hélio Santos (Lisboa)

Acção disciplinar: cartão amarelo para Nivaldo (12), Mancuso (35), Jorge Teixeira (35), Filipe Martins (57), Semedo (72), Topê (92) e Félix (92). Cartão vermelho directo para Vasco Varão (76) e Garces (90)

Assistência: cerca de dois mil espectadores

Sugerir correcção
Comentar