Sp. Braga roubado em Marselha vai jogar sob protesto
Apesar do assalto, UEFA garante a realização do jogo da Liga Europa entre os bracarenses e os marselheses desta quinta-feira à noite.
O Sporting de Braga foi alvo de um roubo, na madrugada desta quinta-feira. Todas as chuteiras da equipa de futebol que estavam no estádio Vélodrome foram roubadas, deixando os jogadores da equipa portuguesa sem calçado para a partida desta quinta-feira à noite, com o Marselha, a contar para a Liga Europa.
A UEFA confirmou o sucedido, mas, após uma reunião entre elementos dos dois clubes, confirmou a realização do jogo: "Confirmamos o sucedido. Os dois clubes estão a trabalhar em conjunto para encontrar uma solução, por exemplo substituir as chuteiras. O jogo vai ocorrer como marcado, às 19h [locais, 18h em Lisboa]", disse fonte oficial da UEFA.
Face à irredutibilidade da UEFA, o Sp. Braga anunciou que vai a jogo mas sob protesto. Fonte oficial do clube minhoto informou ainda que o Sp. Braga está a providenciar chuteiras de três marcas distintas, mas, como em Marselha não há capacidade de resposta para tal, elas chegarão, "em aviões privados", de outras partes de França para as terem a tempo do jogo.
A mesma fonte revelou ainda que a polícia científica gaulesa esteve no Velódrome e "confirmou que não houve arrombamento dos balneários" onde ficou guardado o material desportivo do Sporting de Braga.
O caso ocorreu depois do treino de adaptação dos bracarenses ao relvado e iluminação do recinto, realizado na quarta-feira. Após abandonarem o estádio, os equipamentos para o jogo, bem como as chuteiras, ficaram no balneário. Só que, durante a noite, as chuteiras foram roubadas.
A questão das chuteiras é a mais complicada de resolver. Isto porque o calçado dos futebolistas está adaptado aos pés de cada um, levando a que a possibilidade de os jogadores utilizarem chuteiras novas ou emprestadas acarrete o risco de contraírem lesões.
O Estádio do Marselha está em obras para o Europeu de 2016 e as câmaras de vigilância não estão activas, mas a polícia já está a investigar a situação.
Para hoje está ainda marcada nova reunião para tentar encontrar uma solução. O jogo está marcado para as 18h.