Liga de futebol criticada por distribuir coletes com publicidade aos jornalistas
Coletes distribuídos aos fotojornalistas, repórteres de imagem e de pista das rádios que fazem a cobertura dos jogos têm publicidade, o que viola o estatuto da classe e pode levar à suspensão da carteira profissional.
O Sindicato dos Jornalistas apelou às entidades patronais, direcções de informação e jornalistas que recusem as novas regras que obrigam os profissionais a utilizar aquele colete nas competições organizadas pela Liga, avisando que se o fizerem “incorrem em incumprimento deontológico”. O que pode mesmo dar suspensão da carteira profissional e, como consequência, ficarem impedidos de trabalhar.
"Os coletes em causa, destinados sobretudo a fotojornalistas, repórteres de imagem e repórteres de pista das rádios, são impostos pela Liga de futebol a órgãos de comunicação social e jornalistas freelancer como requisito para o acesso aos eventos desportivos que organiza", descreve o sindicato. Que avisa: "A imposição a jornalistas de coletes contendo publicidade é uma prática claramente violadora do Estatuto do Jornalista, incorrendo os profissionais que os utilizem em incumprimento deontológico, o que pode, inclusive, levar ao impedimento de exercício profissional."
Segundo o Estatuto do Jornalista, estes profissionais estão proibidos de fazer qualquer divulgação de mensagens publicitárias sob pena de serem multados com uma coima que pode ir dos 200 aos 5000 euros e ficarem interditos de exercer a profissão durante o período máximo de um ano.
Além do apelo ao sector para boicotar os coletes distribuídos, o Sindicato dos Jornalistas defende que a Liga de futebol deve "explicitar os critérios de atribuição de coletes, dado que estes restringem o acesso a quem os utiliza". "As regras de credenciação de jornalistas são legítimas, mas a sua aplicação não pode fazer discriminações entre profissionais que têm o dever e o direito de informar", acrescenta.
A questão tem de ser resolvida com brevidade uma vez que a nova época do campeonato nacional arranca já esta sexta-feira.
Também a Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID) já se manifestou contra os coletes e aconselhou os jornalistas seus associados a usaram o chamado colete único, que é utilizado desde 2007 na sequência de um acordo com a Liga, com o Comité Olímpico e as federações de algumas modalidades.
Tanto o sindicato como o CNID também propõem que caso os jornalistas queiram usar os coletes devem "tapar" as inscrições publicitárias.
Já em Janeiro de 2006, a Liga enviou para as redacções os coletes de identificação para os repórteres de imagem com inscrições publicitárias da Betandwin.com, a empresa de apostas na Internet que na altura patrocinava oficialmente o campeonato. Mas depois de um protesto do Sindicato dos Jornalistas a direcção daquele organismo recuou, mandou recolher os coletes e alegou que se tratou de um “equívoco”.