Nova lesão muscular deixa Lionel Messi KO durante seis a oito semanas

O jogador do Barcelona sofreu uma rotura muscular no bíceps femoral da perna esquerda e não volta a jogar em 2013.

Foto
Messi vai parar entre seis e oito semanas AFP

"Teremos, seguramente, que falar com o Leo [Messi] para saber se está intranquilo, mas é o terceiro episódio [lesão] que tem e não sabemos como lhe afectará a cabeça.” Poucos minutos após o final do desafio em Sevilha, frente ao Bétis, Geraldo Martino, treinador do Barcelona, mostrava-se preocupado por mais uma lesão muscular de Messi. E os piores receios do técnico argentino confirmaram-se. Os exames médicos realizados ao “10” do Barcelona confirmaram uma rotura muscular na perna esquerda, o que obrigará Messi a parar entre seis e oito semanas.

A lesão do internacional argentino, a terceira desde que a época começou, é mais um percalço para Messi que está a ter um início de temporada atribulado. O rendimento do vencedor da Bola de Ouro em 2009, 2010, 2011 e 2012 nos primeiros três meses da época tem sido motivo de intenso debate em Espanha e os números confirmam uma baixa de produção de Messi em comparação com as temporadas anteriores.

Nas primeiras 19 partidas oficiais disputadas pelo Barcelona, o argentino foi utilizado em 16 jogos e apontou 14 golos, o que dá uma média inferior a um golo por encontro, algo que não aconteceu nas três épocas anteriores. Nas duas últimas épocas, no mesmo período de jogos, Messi contabilizava 22 golos em 18 encontros e, em 2010-12, após 19 desafios oficiais do Barcelona o jogador, nascido em Rosário, apontou 19 golos em 16 partidas. A quebra de rendimento fica ainda mais evidente se se comparar os dois últimos anos civis: 90 golos em 2012, 42 em 2013.

Desde que, a 10 de Outubro de 2004, se estreou oficialmente na equipa principal do Barcelona, Messi já sofreu nove lesões nos músculos do bíceps femoral: cinco na perna esquerda e quatro na direita. No entanto, o maior período de inactividade do argentino aconteceu no final de 2006, após a “pulga” fracturar o quinto metatarso do pé esquerdo. Na altura, Messi foi obrigado a parar durante três meses.

Habituado a sofrer lesões, Cesc Fàbregas considera que agora o mais importante é que o seu colega de equipa “regresse bem”. O catalão diz que Messi deve “parar e cuidar-se”. “Eu também passei um mau período durante ano e meio no Arsenal. O importante é que recupere e que leve o tempo que for necessário até ficar bem”, afirmou o número 4 dos campeões espanhóis.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar