Maniche vai escolher o "Homem do Jogo" no Espanha-Itália

Foto
O médio Maniche marcou sete golos em 51 jogos na selecção Foto: Henry Romero/Reuters

Maniche – que anunciou o final da carreira de futebolista em Maio passado, depois de quase um ano sem clube, desde que deixou o Sporting – foi um dos futebolistas que a UEFA convidou para escolherem o melhor jogador de cada jogo ao longo da fase final do Europeu.

Outro ex-internacional português, Fernando Couto, os franceses Christian Karembeu e Patrick Vieira, o dinamarquês Peter Schmeichel ou o croata Davor Suker são mais alguns dos convidados da UEFA

O prémio de "Homem do Jogo" vai ser atribuído nos 31 jogos do Euro 2012 por um antigo futebolista escolhido pela UEFA, que deverá ter em conta as opiniões expressas pelos adeptos via Internet.

O médio Maniche, que começou a carreira nas camadas jovens do Benfica e venceu uma Taça UEFA e dois campeonatos nacionais ao serviço do FC Porto, somou 51 internacionalizações e apontou sete golos com a camisola sa selecção portuguesa.

O mais famoso golo de Maniche ao serviço da selecção foi apontado na meia-final do Euro 2004, no Estádio José Alvalade, frente à Holanda, num encontro que Portugal venceu por 2-1.

A selecção de Espanha, campeã europeia e mundial, defronta domingo a sua congénere de Itália, na cidade polaca de Gdansk, no encontro inaugural do grupo C, que integra também as selecções da República da Irlanda e da Croácia.