Os spurs foram praticamente inofensivos durante os 90’, revelando-se uma presa demasiado fácil para os homens de Brendan Rodgers. O Liverpool colocou-se em vantagem aos 18’, num lance em que os reds tiraram partido de um erro defensivo do Tottenham. Jordan Henderson foi rápido a aproveitar e entregou a Luis Suárez, que sem dificuldades inaugurou o marcador.
As oportunidades de golo iam-se sucedendo junto à baliza defendida por Hugo Lloris. O Liverpool ameaçou chegar ao segundo golo aos 28’, quando Suárez assistiu Philippe Coutinho, que rematou à trave da baliza dos spurs. Na recarga, Glen Johnson atirou para fora. Cinco minutos depois, nova oportunidade flagrante, incrivelmente desperdiçada pelo avançado uruguaio. O guarda-redes do Tottenham errou ao sair da área para tentar afastar a bola, deixando-a à mercê de Suárez, mas depois o remate saiu mal e foi interceptado.
O desperdício terminou aos 40’, quando o Liverpool fez o 2-0 por Jordan Henderson, após duas grandes defesas de Lloris. O primeiro remate de Henderson foi travado, depois a recarga de Suárez também foi defendida, e à terceira Henderson atirou para o fundo da baliza.
No segundo tempo a partida continuou a ter sentido único: a baliza do Tottenham. Sakho, de cabeça, acertou no poste (49’). As possibilidades de recuperar no marcador complicaram-se para Villas-Boas com a expulsão do internacional brasileiro Paulinho, após aplicar um golpe de artes marciais a Suárez (63’).
Sem surpresas, o Liverpool ainda fez mais três golos. Aos 75’ Jon Flanagan, com um espectacular remate de primeira após cruzamento de Suárez na direita, marcou o terceiro. E o uruguaio ampliou o resultado aos 84’, ao fazer um “chapéu” a Hugo Lloris. Com o “bis” no jogo deste domingo, o avançado uruguaio chegou aos 17 golos esta temporada na Premier League – a equipa inteira do Tottenham só marcou 15.
Ainda houve tempo para chegar à mão-cheia quando Raheem Sterling, aos 89’, apontou o quinto golo do Liverpool. A defesa do Tottenham ficou parada e o jamaicano formado nas escolas dos reds marcou.
Esta goleada surge apenas três semanas depois de o Tottenham ter sido batido de forma esclarecedora pelo Manchester City (6-0). A Villas-Boas, que já vinha a ser contestado, fica com a vida muito complicada.
Esta foi a quinta derrota do Tottenham na Premier League. Os spurs somam 27 pontos e ocupam o sétimo lugar na classificação. O Liverpool tirou partido da derrota do Arsenal (6-3 frente ao Manchester City) e está no segundo lugar da tabela com 33 pontos – apenas menos dois do que os gunners.