Europeu em Idanha-a-Nova acolhe a fina flor da orientação em BTT
Prova vai reunir, em Junho, mais de 350 atletas, entre os quais os líderes dos rankings mundiais da especialidade.
Os russos Anton Foliforov e Ruslan Gritsan e o checo Jiri Hradil, respectivamente primeiro, segundo e terceiro classificados do ranking mundial, serão, à partida, os favoritos às medalhas na prova masculina. Na vertente feminina, ao trio composto pela britânica Emily Benham (número um do ranking), pela russa Svetlana Poverina (2) e pela finlandesa Marika Hara (3), junta-se a também russa Olga Vinogradova (4) na luta pelo triunfo.
Para além do Campeonato para as Elites, o cartaz do evento prevê um Campeonato da Europa de Juniores de Orientação em BTT, um Campeonato de Jovens e Campeonatos do Mundo para veteranos, o que se traduz numa participação significativa de atletas dinamarqueses, suecos e russos – são os países mais representados depois de Portugal, que contará com 49 participantes.
De entre o leque de competidores nacionais, Davide Machado é o mais bem cotado no ranking (31.º) e já obteve por duas vezes o quinto lugar em Campeonatos do Mundo. Na vertente de veteranos, as três medalhas de ouro conquistadas nos Mundiais de 2013 dão a Carlos Simões alguma autoridade na luta pela vitória no escalão M40.
Depois do Campeonato do Mundo de seniores e juniores de Montalegre (2010), da ronda final da Taça do Mundo e do Mundial de Veteranos de Sines, Cacém e Grândola (2013), Portugal volta a receber um grande evento de orientação em BTT. E no próximo ano já há um novo evento na agenda: o Campeonato do Mundo de seniores e juniores e o Campeonato da Europa de Jovens, que terá lugar na Bairrada, de 24 a 31 de Julho.