Europeu em Idanha-a-Nova acolhe a fina flor da orientação em BTT

Prova vai reunir, em Junho, mais de 350 atletas, entre os quais os líderes dos rankings mundiais da especialidade.

Foto
DR

Os russos Anton Foliforov e Ruslan Gritsan e o checo Jiri Hradil, respectivamente primeiro, segundo e terceiro classificados do ranking mundial, serão, à partida, os favoritos às medalhas na prova masculina. Na vertente feminina, ao trio composto pela britânica Emily Benham (número um do ranking), pela russa Svetlana Poverina (2) e pela finlandesa Marika Hara (3), junta-se a também russa Olga Vinogradova (4) na luta pelo triunfo.

Para além do Campeonato para as Elites, o cartaz do evento prevê um Campeonato da Europa de Juniores de Orientação em BTT, um Campeonato de Jovens e Campeonatos do Mundo para veteranos, o que se traduz numa participação significativa de atletas dinamarqueses, suecos e russos – são os países mais representados depois de Portugal, que contará com 49 participantes.

De entre o leque de competidores nacionais, Davide Machado é o mais bem cotado no ranking (31.º) e já obteve por duas vezes o quinto lugar em Campeonatos do Mundo. Na vertente de veteranos, as três medalhas de ouro conquistadas nos Mundiais de 2013 dão a Carlos Simões alguma autoridade na luta pela vitória no escalão M40.

Depois do Campeonato do Mundo de seniores e juniores de Montalegre (2010), da ronda final da Taça do Mundo e do Mundial de Veteranos de Sines, Cacém e Grândola (2013), Portugal volta a receber um grande evento de orientação em BTT. E no próximo ano já há um novo evento na agenda: o Campeonato do Mundo de seniores e juniores e o Campeonato da Europa de Jovens, que terá lugar na Bairrada, de 24 a 31 de Julho.

 

Sugerir correcção
Comentar