Cristiano Ronaldo entre os três finalistas à Bola de Ouro

O futebolista português junta-se ao argentino Messi e ao brasileiro Neymar.

Foto
Cristiano Ronlado é um dos finalistas à conquista da Bola de Ouro STEFAN WERMUTH/Reuters

O português Cristiano Ronaldo foi anunciado nesta segunda-feira como um dos três finalistas da Bola de Ouro de 2015, prémio que distingue o melhor futebolista do ano, a par do argentino Lionel Messi e do brasileiro Neymar. O galardão será entregue no dia 11 de Janeiro de 2016, numa cerimónia que se realizará em Zurique.

“Esta nomeação de Cristiano Ronaldo é reflexo de todo o valor que ele tem. Afinal, é o melhor jogador do mundo e está pela oitava vez entre os nomeados. A nomeação é mais do que justa”, considerou o seleccionador nacional, Fernando Santos, em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Futebol. “Considero que é o melhor jogador do mundo e em consciência votei nele. Este foi um ano importante para o Cristiano, individual e colectivamente, sobretudo na selecção nacional. Cristiano Ronaldo contribuiu muito para o êxito de Portugal, que se apurou para a fase final do Euro 2016”, acrescentou o técnico.

Especial Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo volta a estar entre os três finalistas do prémio atribuído pela FIFA e a revista France Football, que já conquistou por três vezes, em 2008, 2013 e 2014. Messi é o grande favorito a ser designado pela quinta vez melhor jogador mundial do ano, o que já aconteceu em 2009, 2010, 2011, 2012, enquanto Neymar figura pela primeira vez entre os três finalistas, num ano em que ambos se sagraram campeões de Espanha e da Europa pelo Barcelona.

As candidatas ao prémio de melhor jogadora do mundo em 2015 são a norte-americana Carli Lloyd (Houston Dash), a japonesa Aya Miyama (Okayama Yunogo Belle) e a alemã Célia Sasic (1. FFC Frankfurt).

Foram também anunciados os nomes dos candidatos ao prémio de melhor treinador do ano. Pep Guardiola (Bayern Munique), Luis Enrique (Barcelona) e Jorge Sampaoli (seleccionador do Chile) vão disputar o galardão. No futebol feminino, o distinguido sairá do grupo formado por Jill Ellis (seleccionadora dos EUA), Mark Sampson (seleccionador de Inglaterra) e Norio Sasaki (seleccionador do Japão).

A lista de candidatos ao prémio Puskas, que distingue o mais bonito golo do ano, também ficou reduzida a três. Os finalistas são Alessandro Florenzi (no Roma-Barcelona, na Liga dos Campeões), Wendell Lira (no Atlético GO-Goianésia, no campeonato goiano) e Lionel Messi (no Athletic Bilbau-Barcelona, na Taça do Rei espanhol).

A FIFA também fez saber que todos os nomeados para os diversos prémios foram confirmados por uma votação aberta aos capitães e treinadores das selecções masculinas e femininas das 207 federações nacionais, assim como aos jornalistas representantes dos media internacionais. Foram recebidos 165 votos para os prémios masculinos e 136 para os femininos.