Cristiano Ronaldo é o nono atleta mais bem pago do mundo
Golfista Tiger Woods regressa ao primeiro lugar da lista da Forbes.
De acordo com a lista anual da publicação, o internacional português tem rendimentos anuais de 44 milhões de dólares (23 em salários e prémios e 21 em receitas de publicidade), batendo por 2,7 milhões o argentino Lionel Messi.
Depois do escândalo sexual que o afectou em 2011, o norte-americano Tiger Woods voltou ao topo da lista da Forbes, com ganhos totais de 78,1 milhões de dólares, 65 dos quais em receitas publicitárias.
O golfista tinha liderado esta lista entre 2001 e 2011, sendo apenas ultrapassado no último ano pelo pugilista norte-americano Floyd Mayweather, que caiu para o 14.º posto, com ganhos de 34 milhões, fruto do combate com Robert Guerrero em Maio, embora um acordo de 200 milhões com a Showtime Networks para a transmissão dos seus próximos combates o possa recolocar num dos principais lugares da lista da Forbes.
O tenista suíço Roger Federer, actual número três mundial, é o segundo da lista, com 71,5 milhões de dólares, seguido dos basquetebolistas Kobe Bryant (61,9) e LeBron James (59,8).
Antes de se encontrar o primeiro futebolista, há ainda dois “quarterbacks” do futebol americano – Drew Brees (51 milhões) e Aaron Rodgers (49) – e o golfista Phil Mickelson (48,7).
O futebolista mais bem pago é o inglês David Beckham, com 47,2 milhões de dólares, dos quais apenas 5,2 são provenientes de salário.
A primeira mulher nesta lista é a tenista russa Maria Sharapova, com 29 milhões de dólares de ganhos, com o basebol a ser o desporto mais representado no “top-100”, com 27 atletas.