Boavista vai apresentar candidatura à I Liga
Clube garante que vai cumprir prazo de um mês concedido pela Liga para apresentar documentação necessária.
O organismo tinha concedido um prazo até 24 de Abril, mas a administração do Boavista demorou menos de 24 horas para revelar que vai “diligenciar, de imediato, no sentido de apresentar a sua candidatura à participação no Campeonato da 1.ª Liga na época desportiva 2014/2015”.
A Liga aprovou em Abril de 2013 a reintegração do Boavista no principal escalão, na sequência da deliberação do Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol, que deu razão ao recurso do clube. A decisão do CJ baseou-se na prescrição do procedimento disciplinar que ditou a descida de divisão do Boavista.
A entrada do Boavista na I Liga na próxima época implica o aumento do número de clubes na competição, de 16 para 18. Para além do emblema portuense, irá subir o vencedor de um play-off entre o 3.º e o 4.º classificados da II Liga.
As datas dos encontros de subida já foram fixadas pela Liga. A primeira mão será disputada a 13 ou 14 de Maio e a segunda a 17 ou 20.
Cabe agora à LPFP avaliar a candidatura do Boavista para dar provimento à integração do clube na I Liga na próxima época. A candidatura tem de estar em conformidade com os pressupostos financeiros previstos pelo regulamento da Liga, como, por exemplo, a ausência de dívidas salariais para com atletas.
O Boavista afirma que a integração na I Liga se trata de um “momento que poderá ser considerado histórico”.
Apesar de ter a entrada na I Liga garantida, caso cumpra os pressupostos, o Boavista, treinado por Petit, encontra-se a disputar actualmente o Campeonato Nacional de Seniores e está no quarto lugar da zona de subida.