Quatro episódios da nova temporada de A Guerra dos Tronos surgem online
Sábado, um dia antes da estreia nos Estados Unidos da nova temporada, que chega a Portugal segunda-feira, os primeiros episódios caíram na Net. Em três horas tinham sido descarregados cem mil vezes.
Na noite do último sábado, aconteceu aquilo que a produtora HBO tentou impedir ao sincronizar a estreia da 5.ª temporada nos 170 países em que é exibida: os seus quatro primeiros episódios caíram na Internet e os fãs sequiosos não perderam tempo. Três horas depois de surgirem online, já tinham sido descarregados mais 100 mil vezes. Aparentemente, a origem da fuga está em cópias em DVD enviadas à imprensa, das quais foram eliminadas as marcas de água identificadoras da sua origem.
Tinha razão Greg Spence, um dos produtores, quando na semana passada manifestou a sua preocupação com a grande probabilidade de um acontecimento deste género, dado a profusão de ficheiros com os episódios a serem partilhados no âmbito da promoção da nova temporada.
Enquanto os fãs discutem online se aguentarão a curiosidade para acompanhar a nova fase das lutas pelo Trono de Ferro em Westeros — enquanto outros temem os spoilers que, inevitavelmente, correrão a Internet, e outros ainda aguardam que os piratas informáticos juntem rapidamente a estes primeiros quatro episódios os restantes da 5.ª temporada —, cresce a antecipação pelo que trará a nova fase da série criada a partir da obra de George R.R. Martin.