Festival Entremuralhas arranca com a maior edição de sempre
Darkwood, She Past Away, Aesthetic Perfection, Holograms, Oniric, O. Children e Nöi Kabát são algumas das bandas do cartaz.
Pelos três palcos vão passar estilos do minimal-wave ao cabaret-burlesque, da folk psicadélica ao electroindustrial.
À quinta edição, o festival duplica o número de nomes em relação ao ano de estreia, trazendo a Portugal, pela primeira vez, os alemães Darkwood, os turcos She Past Away, os norte-americanos Aesthetic Perfection, os suecos Holograms, os italianos Oniric e os ingleses O. Children e Nöi Kabát.
"Esta é a edição com mais bandas em cartaz", sublinha um dos responsáveis da associação Fade In, que organiza o festival, Carlos Matos, lembrando que, em cinco anos, a oferta do Entremuralhas duplicou.
"É também a primeira vez que temos duas bandas portuguesas: os Ermo, uma das novas coqueluches da cena nacional, e os Uni_Form, uma das bandas portuguesas mais internacionais da actualidade", acrescenta.
Iceage (Dinamarca), Parzival (Rússia/Dinamarca), Andrew King (Inglaterra), Hocico (México), The Legendary Pink Dots (Inglaterra/Holanda) e Allerseelen (Áustria) completam o programa.
O cartaz foi programado "cirurgicamente", nota o organizador, salientando a notoriedade acumulada pelo festival do Castelo de Leiria.
"Neste momento, e maioritariamente, damo-nos ao luxo de gerir quem escolhemos entre aquelas bandas que, ao longo do ano, se propõem a actuar no nosso festival. Isto é um claro sinal de que a organização é muito credível além-fronteiras e de que há muitas bandas internacionais que querem ter o Entremuralhas no currículo."
Além dos concertos, no Castelo de Leiria haverá quatro exposições, um desfile de alta-costura e projecção de filmes.
Com lotação limitada a 737 espectadores por dia, a organização do Entremuralhas espera esgotar dois dos três dias do festival e conta receber visitantes da Bélgica, Reino Unido, Turquia, Dinamarca, Brasil, Alemanha, França e Espanha.