Woody Allen vai regressar a França, desta vez com Colin Firth e Emma Stone
A rodagem do novo filme começa já neste Verão no sul de França. Colin Firth e Emma Stone são os protagonistas.
Cada vez que um filme de Woody Allen é acabado, surgem logo rumores sobre a próxima cidade europeia a ser escolhida para cenário das suas histórias. Lisboa, por exemplo, já foi várias vezes apontada como possível destino, existindo até um grupo no Facebook que pede ao realizador para filmar por cá. Mas, mais uma vez, Woody Allen volta a trocar as voltas de todos e depois de ter estado a rodar o seu último filme nos Estados Unidos, mais precisamente em São Francisco, vai voltar a França, onde em 2010 filmou Meia-Noite em Paris.
No entanto, desta vez a capital francesa não vai ser o palco do filme mas sim “o sul de França”, escreveram em comunicado os produtores Letty Aronson e Stephen Tenenbaum, que trabalham ao lado de Woody Allen há já 15 anos.
Os detalhes conhecidos sobre o novo projecto são muito poucos mas sabe-se já que o britânico Colin Firth e a norte-americana Emma Stone serão os protagonistas. O comunicado precisa ainda que o filme começará a ser rodado este Verão e contará com a colaboração mais uma vez de Darius Khondji, na direcção de fotografia, Anne Seibel, na direcção de arte, e Sonia Grande, no guarda-roupa.
Este será então o oitavo filme de Woody Allen a ser rodado na Europa. Tudo começou em Londres, em 2005, com Match Point, filme protagonizado por Scarlett Johansson e Jonathan Rhys-Meyers. Um ano depois, o realizador repete a receita em Scoop, mantendo-se em Londres e ainda com Johansson como protagonista. Em 2007 termina a sua aventura londrina com O Sonho de Cassandra, protagonizado por Ewan McGregor e Colin Farrell.
É então que Woody Allen inicia a sua digressão europeia, ao viajar até Barcelona, onde filmou Vicky Cristina Barcelona, tendo voltado a chamar Scarlett Johansson, que contracenou ao lado dos espanhóis Penélope Cruz e Javier Bardem. Volta aos Estados Unidos e filma Tudo Pode Dar Certo (2009) e regressa logo a seguir para Londres para rodar Vais Conhecer o Homem dos Teus Sonhos.
Meia-Noite em Paris foi o projecto que se seguiu e tornou-se no filme mais visto de sempre de Woody Allen. A história de Gil (Owen Wilson), um argumentista de Hollywood que está a escrever seu primeiro livro durante uma viagem em Paris, numa homenagem à efervescência cultural da capital francesa dos anos 1920 e 30, valeu ainda ao realizador vários prémios importantes como o Óscar de Melhor Argumento.
Longe deste sucesso ficou Para Roma Com Amor, com Roberto Benigni, Penélope Cruz, Ellen Page, Alec Baldwin e Jesse Eisenberg. O filme rodado em Itália nem uma nomeação para os Óscares conseguiu e também não conseguiu fazer grande coisa nas bilheteiras. Segundo o site Box office Mojo, que analisa as receitas em bilheteiras, em todo o mundo Meia-Noite em Paris amealhou 151,2 milhões de dólares (115,3 milhões de euros), enquanto Para Roma Com Amor somou apenas 73,2 milhões de dólares (55,8 milhões de euros).
Enquanto não chega o novo filme com traço europeu, vai estrear em finais de Julho o novo filme de Woody Allen, o tal que foi rodado em São Francisco. Blue Jasmine é como se chama e conta nos papéis principais com Cate Blanchett e Alec Baldwin. O filme ainda não tem data de estreia em Portugal.