Vasco Graça Moura, Camané, Daniel Jonas e Miguel Gomes distinguidos com Prémio Europa
Os escritores Vasco Graça Moura e Daniel Jonas, o realizador Miguel Gomes, e o fadista Camané foram distinguidos com o Prémio Europa - David Mourão Ferreira 2010-2012, anunciou hoje o Instituto Camões.
Na categoria
Mito, que visa galardoar a carreira de uma personalidade eminente da cultura lusófona que se tenha distinguido no campo das letras e das artes, os premiados foram o escritor e poeta Vasco Graça Moura e o fadista Camané.Na categoria Promessa, que premeia obras de uma personalidade emergente no campo artístico, os distinguidos são Daniel Jonas, na literatura, e Miguel Gomes, no cinema.
Em edições anteriores, este prémio distinguiu Manoel de Oliveira e Frederico Lourenço, Mário Soares e Jacinto Lucas Pires.
Esta distinção, lançada em 2006 e atribuída de dois em dois anos, teve o patrocínio e o apoio da Câmara Municipal de Bari, da Regione Puglia, da Fondazione Cassa di Risparmio di Puglia, das Embaixadas do Brasil e de Portugal, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Oriente e da TAP, envolvendo várias entidades nacionais e estrangeiras.
A cerimónia de entrega do Prémio Europa - David Mourão-Ferreira 2010-2012 realiza-se em Itália no dia 2 de Maio, na Aula Magna da Universidade de Bari Aldo Moro.
O CICL é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.