Numa declaração aos jornalistas à saída da inauguração da exposição "Metamorphosis", integrada na ExperimentaDesign 2013 e que decorre no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, o chefe de Estado assinalou que "uma exposição de obras de conceituados arquitectos e designers fruto de uma colaboração entre a ExperimentaDesign e a corticeira Amorim evidencia a enorme potencialidade da cortiça".
"Um produto em que Portugal é líder mundial e mostra bem como a inovação, a criatividade, a ligação entre as empresas e os centros de investigação podem acrescentar valor à cortiça e projectar de uma forma diferente mesmo aqueles sectores que são considerados tradicionais em Portugal", sustentou.
Pois, acrescentou, formas inovadoras e diferentes de utilização da cortiça, abrem "oportunidades de negócio com mais valor acrescentado", projectando assim Portugal através de um produto que é "tão português".
A exposição "Metamorphosis", patente no claustro do Mosteiro dos Jerónimos, reúne projectos aplicados à cortiça criados por dez arquitectos de renome mundial, entre os quais Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura.
É uma das cinco exposições do programa da edição deste ano da Bienal ExperimentaDesign, com o tema "No Borders/Sem Fronteiras", que começou hoje com o ciclo de Conferências de Lisboa, no auditório do novo Museu dos Coches, em Belém.