"Lincoln" recebe sete nomeações para os Globos de Ouro

Steven Spielberg está à frente nas nomeações para os prémios da Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood.

Fotogaleria
Daniel Day-Lewis em "Lincoln" DR
Fotogaleria
Leonardo DiCaprio em "Django Unchained" DR
Fotogaleria
Hugh Jackman em "Les Misérables" DR
Fotogaleria
Jessica Chastain em "00h30 - Hora Negra" DR
Fotogaleria
Joaquin Phoenix em "O Mentor" DR
Fotogaleria
"A Vida de Pi", de Ang Lee DR
Fotogaleria
"Moonrise Kingdom", de Wes Anderson DR
Fotogaleria
Megan Fox, Ed Helms e Jessica Alba hoje no anúncio dos nomeados em Los Angeles Frederic J. Brown/AFP
Fotogaleria
Jessica Alba hoje no anúncio dos nomeados em Los Angeles Frederic J. Brown/AFP

Steven Spielberg regressa em força com a biografia do primeiro Presidente republicano norte-americano, Lincoln, filme que recebeu sete nomeações, entre elas uma de melhor actor, Daniel Day-Lewis, o favorito do ano e cujo retrato lhe garantiu uma capa da Time que o designava como o melhor actor do mundo. Ainda foi nomeado na categoria de realização, de actores secundários, Tommy Lee Jones e Sally Field, de argumento, assinado pelo dramaturgo Tony Kushner (autor, entre outros, de Anjos na América), e de banda sonora, como sempre, de John Williams.

O filme de Spielberg concorre também na categoria de Melhor Drama contra Django Unchained, o novo western de Quentin Tarantino (também nomeação para realizador, argumento e melhores actores secundários - Leonardo DiCaprio e Christoph Waltz); Argo, de Ben Affleck, o exercício político na América dos anos 1970, nomeado para realizador e ainda argumento e actor secundário (Alan Arkin); e 00h30: Hora Negra, a caça ao homem que foi a captura de Bin Laden, um filme de Kathryn Bigelow (nomeações ainda para realização e actriz principal, Jessica Chastain). Outros nomeados na mesma categoria, o drama fantasista A Vida de Pi, de Ang Lee (também nomeado para realização e banda sonora).

Na categoria de melhor filme de comédia ou musical o favorito, Les Misérables, adaptação ao cinema do célebre musical, assinado por Tom O Discurso do Rei Hopper, concorre a quatro categorias, entre elas a de actor de comédia (Hugh Jackman) e actriz secundária, Anne Hathaway, para além de melhor canção, Suddenly, que não fazia parte da versão de palco e é uma nova contribuição da tripla de sucesso Claude-Michel Schonberg, Alain Boublil e Herbert Kretzmer.

O filme concorre contra o agridoce Guia para Um Final Feliz, de David O. Russell, filme de personagens que tentam reconstruir-se depois de várias adicções (ainda nomeação para melhor actor, Bradley Cooper, e para argumento). A lista inclui ainda a fantasia Moonrise Kingdom, de Wes Anderson, o filme de viagens e exotismo para a terceira idade The Best Exotic Marigold Hotel (que inclui nomeação para melhor actriz, Judi Dench) e A Pesca do Salmão no Iémen (que recebe ainda nomeações para actor, Ewan McGregor, e actriz, Emily Blunt).

Daniel Day-Lewis enfrentará Richard Gere (Arbitrage), o advogado que se vê envolvido num acidente mortal com a amante ao mesmo tempo que tenta esconder uma fraude financeira, Joaquin Phoenix (The Master), o acólito de um falso profeta que hipnotiza uma comunidade, Denzel Washigton (Flight), o inusitado herói que salva os passageiros de um avião, e John Hawkes (Seis Sessões), um tetraplégico que decide passar a ter uma vida sexual.

Na comédia, e para os homens, Hugh Jackman (Les Misérables) encontrará pela frente Jack Black (Morre… e Deixa-me em Paz), Bradley Cooper (Guia para Um Final Feliz), Ewan McGregor (A Pesca do Salmão no Iémen) e Bill Murray (Hyde Park on Hudson). Na corrida feminina, Meryl Streep volta a estar nomeada (Hope Springs), ao lado de Maggie Smith (Quartet), Emily Blunt (A Pesca do Salmão no Iémen), Judi Dench (O Exótico Hotel Marigold) e Jennifer Lawrence (Guia para Um Final Feliz).

Na categoria de melhor actriz Jessica Chastain (00h30 Hora Negra) compete com as vencedoras do Óscar Hellen Mirren (Hitchcock) e Marion Cotillard (De Rouille et d’Os), Naomi Watts (O Impossível) e Rachel Weisz (The Deep Blue Sea).

Mas é nas categorias de actores secundários que a corrida se mostra interessante. Leonardo DiCaprio e Christoph Waltz competem no mesmo filme, Django Unchained, Tommy Lee Jones em Lincoln, Alan Arkin em Argo e Philip Seymour Hoffman em O Mentor. E Sally Field (Lincoln) bater-se-á com Anne Hathaway (Os Miseráveis), Helen Hunt (Seis Sessões) e Nicole Kidman (The Paper Boy – Um rapaz do Sul).

No cinema a lista inclui as escolhas para filme estrangeiro, com o favorito austríaco, Amor, de Michael Haneke, contra dois franceses, De Rouille et d’Os, de Jacques Audiard (estreia a 28 Fevereiro), e Amigos Improváveis, de Eric Toledano. A lista completa-se com o dinamarquês En Kongelig Affære, de Nicolaj Arcel, e o norueguês Kon-Tiki, de Joachim Ronning e Espen Sandberg. E as escolhas da Associação de Correspondentes Estrangeiros conclui com a animação: Frankenweenie, de Tim Burton, bater-se-á contra Brave, da Pixar, Hotel Transylvania, A Origem dos Guardiões, e Força Ralph.

Notícia corrigida às 16h48
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar