Lars von Trier provoca com uma vagina entre parêntesis
Primeiro poster do filme Nymphomaniac faz parte de uma campanha que durará oito meses e cujo segundo capítulo coincidirá com o arranque do Festival de Cannes.
Duas semanas antes de começar o Festival de Cannes, surge a imagem do que pode ser entendido como uma alusão gráfica à vagina num cartaz promocional. Em 2011, foi declarado persona non grata no festival, quando apresentava Melancolia, onde disse: "Compreendo Hitler. Sei que fez coisas más, sem dúvida, mas posso imaginá-lo sentado no seu bunker, na parte final. É claro que não defendo a II Guerra Mundial, nem sou contra os judeus. Defendo-os, mas não em demasia, porque Israel é verdadeiramente irritante." A tirada foi depois apresentada como uma piada mal recebida.
O cineasta dinamarquês do movimento Dogma 95 tornou-se então um pária em Cannes – apenas por um ano, esclareceu o director artístico do festival, Thierry Frémaux –, que na sua edição de 2013 não vai mostrar Nymphomaniac. Ao que tudo indica, porque o primeiro filme não foi sequer submetido pelo realizador por ainda não estar terminado. O filme tem data de estreia agendada para 30 de Maio na Dinamarca e, nos meses seguintes, para os mercados sueco, francês, holandês, brasileiro, alemão e russo.
Mas segundo o site Indiewire, o poster e a sombra dos parêntesis que evocam a anatomia feminina poderão andar por lá. Aliás, como anuncia o até agora parco site do filme, haverá novidades sobre Nymphomaniac, a crónica na primeira pessoa da vida sexual da protagonista (Gainsbourg) desde a infância até aos 50 anos, no dia 16 de Maio – o segundo dia do Festival de Cannes, que decorre até 26 de Maio. Talvez um primeiro trailer de uma campanha que a Zentropa, a produtora de Von Trier e de Peter Aalbæk Jensen, prevê que dure oito meses, segundo a revista Hollywood Reporter.
A ideia dos criadores da campanha, Maria Biilmann e Phillip Einstein Lipski, foi “destilar a intimidade e a obscenidade do filme até à sua forma mais simples”. E prometem libertar, citados pela Hollywood Reporter, “uma peça de arte gráfica sexy de cada vez”.
A iconografia do órgão sexual feminino teve um concorrente à altura quando a revista literária Granta lançou o seu Sex Issue de 2010 com a representação de um porta-moedas de dois fechos cor-de-rosa na capa, associado a um site especial, thisisnotapurse, com três curtas-metragens e uma apresentação da edição da revista em que se explorava “a nossa mais antiga obsessão”. <_o3a_p>
O elenco de Nymphomaniac, para além de Gainsbourg e Shia LaBeouf, conta com Uma Thurman, Jamie Bell, Willem Dafoe, Stellan Skarsgard (o confessor da personagem de Gainsbourg, a quem ela conta a sua história após ele a ter salvo de um espancamento), Christian Slater, Connie Nielsen e Udo Kier, num diptíco em que cada tomo terá duas versões: a softcore e a hardcore, respectivamente para a maioria das salas de cinema e para um punhado de salas menos reservadas. <_o3a_p>