IndieLisboa com menos 10 mil participantes na edição deste ano

Festival de cinema em Lisboa registou 35.913 pessoas, das quais apenas 27 mil foram espectadores em sala.

Foto
Festival sofreu uma queda em relação a 2013 DR

Os números deste ano estão assim mais próximos da edição de 2012, que somou 34.797 espectadores ao longo dos 11 dias de festival, do que daqueles obtidos no ano passado: 45 mil. Mesmo assim, Miguel Valverde, director e programador do IndieLisboa, diz ao PÚBLICO que a edição deste ano, que terminou no domingo, “foi uma das melhores de sempre em termos de organização e programação”.

Apesar da diferença de números em relação ao ano anterior, Valverde fala apenas “numa pequena queda”, destacando que a “descida no público de sala é muito pouco expressiva” em relação a 2013.

De acordo com os números anunciados pela organização, durante os onze dias do IndieLisboa, que aconteceu de 24 de Abril a 4 de Maio, foram cerca de 27 mil os espectadores em sala nos quatro espaços do festival (Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Cinema City Campo Pequeno). Em 2013, foram 30 mil os espectadores em sala. No total foram mostrados 226 filmes em 245 sessões. Na edição do ano passado, foram cerca de 30 mil espectadores em sala.

“Notámos menos pessoas nos primeiros dias do festival mas isso foi porque houve muitos eventos ao mesmo tempo em Lisboa e grande parte deles eram gratuitos”, diz Miguel Valverde, fazendo referência às comemorações dos 40 anos do 25 de Abril. “Ao mesmo tempo, e parece um contra-senso, foram as sessões dedicadas a este tema que tiveram mais procura, o que demonstra também o interesse das pessoas”, continua o responsável. Para marcar as comemorações do 25 de Abril, o IndieLisboa apresentou um programa especial, República dos Cravos.

Além do público que assistiu às sessões de cinema, a organização do festival destaca ainda a “forte adesão” às actividades paralelas como os workshops IndieJúnior, as LisbonTalks, o IndieMovingImage e os eventos IndiebyNight.

À semelhança das edições anteriores, o IndieLisboa vai levar alguns dos filmes programados em 2014 a outras cidades, estando já confirmadas extensões em Angra do Heroísmo, Faro, Odivelas, Famalicão, Coimbra, Castro Verde e Porto. A programação começa no dia 8 de Maio e prolongar-se-á até dia 22 de Junho.

A produção chilena Matar a un Hombre de Alejandro Fernández Almendras foi o premiado no concurso internacional da edição deste ano do festival enquanto no nacional Sérgio Tréfaut repetiu a sua vitória de 2004 por Lisboetas com o seu documentário Alentejo, Alentejo. Na categoria de curtas-metragens, o festival premiou a franco-senegalesa Mati Diop, por Mille Soleils, e as portuguesas Joana Pimenta, por As Figuras Gravadas na Faca com a Seiva das Bananeiras, e Rita Macedo, por Implausible Things.

Sugerir correcção
Comentar