Fernando Sequeira Mendes recebe prémio de arquitectura Alexandre Herculano

Foto
PUBLICO.PT

O Prémio Nacional de Arquitectura Alexandre Herculano foi atribuído este ano a Fernando Sequeira Mendes pela recuperação e reabilitação do colégio e da igreja de São Sebastião, em Portalegre, anunciou hoje a Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico. O prémio vai ser entregue em Novembro.

Para além de ter recuperado "um valioso património histórico" (um conjunto arquitectónico fundado em 1605, no centro de Portalegre), o projecto premiado traduziu-se por "uma melhoria significativa dos serviços prestados à cidade", considerou o júri.

Depois das obras projectadas por Fernando Sequeira Mendes para o colégio e igreja de São Sebastião, que terminaram este ano, foram instalados no espaço serviços municipalizados, centro de congressos, posto de turismo, uma galeria de exposições e um centro de monitorização ambiental.

Sequeira Mendes, nascido em Portalegre, cursou arquitectura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, exerceu funções nas câmaras municipais de Lisboa e do Crato, tendo fundado em 1982 a Arquiespaço, Arquitectura e Planeamento, onde trabalha exclusivamente desde 1991.

É também arquitecto consultor técnico da Câmara Municipal de Portalegre desde Novembro de 2002.

O júri foi constituído pelos arquitectos Leonor Figueira, Leonel Fadigas, Pedro Graça, Victor Campos, Fernando Pinto, João Santa-Rita e ainda por José Miguel Correia Noras.

Na última edição, em 2003, o prémio Alexandre Herculano foi atribuído ao Gabinete Técnico Local de Montemor-o-Velho (com coordenação de Miguel Figueira), pela recuperação do Centro de Montemor-o-Velho, e em 2001 a Siza Vieira, pelo trabalho na sede da Associação 25 de Abril, em Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar