Direito de resposta: “Cientista portuguesa retira artigo por suspeita de manipulação de imagens”

Na edição de 03/03/2016, o jornal PÚBLICO publicou uma notícia com o título “Cientista portuguesa retira artigo após suspeita de ter manipulado imagens”, afirmando no corpo da notícia que a docente Rosa Quinta Ferreira (R.Q.F.), do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra (UC), e o ex-bolseiro dessa instituição Rodrigo Lopes (R.L.) teriam inventado dados num artigo publicado na revista Chemical Engineering Journal (CEJ).

A UC e R.Q.F. desmentem veementemente o conteúdo da notícia, que, no referido parágrafo e na parte que lhes diz respeito, é falsa!

Em momento algum a UC ou a docente foram contactados para se pronunciarem quanto ao teor da notícia. O jornalista Samuel Silva, para além de ter violado as regras deontológicas segundo as quais deve reger a sua atuação profissional, não teve o cuidado de analisar devidamente os elementos nos quais se baseou para escrever a notícia, atentando, dessa forma contra a honra e o bom nome da UC e da prof. Rosa Quinta-Ferreira.

Em momento algum da sua prestigiada carreira a docente forjou dados em estudos científicos, nem a UC compactuou, alguma vez, com esse tipo de conduta.

Aliás, no caso noticiado, a iniciativa de solicitar a remoção do artigo do CEJ partiu da UC e da R.Q.F. que, no dia 17/04/2013, comunicaram ao editor do CEJ que na sequência de um inquérito interno ao RL se verificou terem sido detetados erros em algumas publicações submetidas pelo R.L. e que R.Q.F. não autorizara a coautoria dessas publicações. Mais referiam que não queriam o nome da UC associado a falsificações.

Em e-mail enviado no dia 10/07/2013 ao editor daquele jornal, Guy Marin, a docente referiu que R.L. submeteu os artigos à sua revelia, solicitando ainda, em nome da verdade científica, a remoção desses artigos.

Estes factos são do conhecimento da comunidade científica nacional e internacional.

Aliás, consta da retratação do artigo a informação, lamentavelmente omitida pelo PÚBLICO na notícia, que “aparentemente o primeiro autor, Lopes, é a chave”. Em 2012 a revista "Chemical Engineering Research and Design retirou um artigo deste autor porque Lopes falsificou os nomes dos coautores. O referido autor não teve permissão dos coautores para incluir os seus nomes neste artigo".

R.Q.F. não autorizou, de facto, a publicação do artigo referido pelo jornal PÚBLICO. Ao R.L. foi aliás movido um processo de inquérito interno e comunicados vários factos ao MP, tendo, nessa consequência, sido condenado em processo-crime.

 

N. R.

A informação relativa ao artigo científico em questão baseou-se na fonte original: o “aviso de retractação” da própria revista científica, a Chemical Engineering Journal, na edição de Novembro de 2013, que é acompanhado pelo título do trabalho e pela identificação dos seus dois autores. Nessa informação, que é a oficial sobre as razões para a retirada de publicação deste trabalho, diz-se que “o artigo relata dados que não podiam ter sido obtidos em laboratório, uma vez que o equipamento necessário não estava presente”. Diz-se ainda que artigo foi retirado de publicação “por uso não ético da comunicação de dados” e que essa retirada foi “a pedido dos Editores” da revista. Em sítio nenhum é referido que a retirada de publicação foi a pedido de um dos autores do artigo científico. Ainda hoje, mais de dois anos depois do “aviso de retractação”, é aquela justificação que aparece na revista. E é incorrecta a afirmação de que consta da retractação do artigo a informação de que aparentemente a chave é o primeiro autor: essa informação não é a oficial que consta do “aviso de retractação” da revista, é do site Retraction Watch, que segue estes assuntos, e o que lá se disse foi: “Estamos a ler nas entrelinhas, mas parece que o primeiro autor, Lopes, é a chave.” O artigo científico de 2012 mencionado é outro, noutra revista e a que a notícia do PÚBLICO nunca se referiu.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários