Papa recebeu pela primeira vez Tony Blair para debater guerra

Foto
Esta foi a primeira vez que Blair se encontrou com o Papa Osservatore Romano/ANSA

O Papa João Paulo II recebeu hoje, em audiência, o primeiro-ministro britânico, Tony Blair. A crise no Iraque foi um dos assuntos que esteve em cima da mesa.

A reunião foi oficialmente classificada de carácter privado. Tony Blair, anglicano, esteve acompanhado pela sua esposa Cherie, católica praticante.

A família Blair e o Papa estiveram reunidos durante cerca de meia hora num dos apartamentos privados de João Paulo II. Esta foi a primeira vez que o Papa, de 82 anos, recebe Blair desde que este chegou ao poder em Maio de 1997.

O primeiro-ministro também manteve um encontro com o secretário de Estado da Santa Sé, o cardeal Angelo Sodano.

O líder britânico viajou para a Itália para se reunir com o primeiro-ministro, Sílvio Berlusconi, numa cimeira anual que tem agora como pano de fundo a crise do Iraque. Ambos os países apoiam Washington num eventual ataque contra Bagdad.

Nos últimos dias, o Papa tem mantido uma vasto programa de reuniões com alguns dos protagonistas da crise iraquiana, num esforço do Vaticano para evitar a guerra que João Paulo II define como "uma derrota para toda a humanidade".

Nos últimos dias, passaram pela Santa Sé, entre outros, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e o vice-primeiro-ministro do Iraque Tarek Aziz.

Sugerir correcção
Comentar