Três sismos sentidos pela população na ilha Terceira nos Açores

O primeiro sismo foi registado às 15h51 horas locais. Os eventos foram classificados com intensidade de III na escala de Mercalli Modificada – abalos com vibrações semelhantes à passagem de pesados.

Foto
Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, Açores Miguel Madeira

Três sismos com magnitudes entre 1,9 e 2,3 na escala de Richter foram registados no sábado com epicentro a cerca de três quilómetros a Leste da freguesia da Serreta, na ilha Terceira, Açores. A informação foi avançada pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) que indica que os sismos, sentidos pela população da Terceira, foram classificados com intensidade de III na escala de Mercalli Modificada.

Um primeiro sismo, com magnitude 1,9 na escala de Richter, foi registado às 15h51 locais (16h51 em Lisboa). Pouco depois, às 16h02 locais foi registado um novo evento, com magnitude 2,3 na escala de Richter, seguindo-se um terceiro às 16h31, com magnitude de 2,1 na escala de Richter.

De acordo com os dados recolhidos pelo CIVISA, os primeiros dois sismos foram sentidos com intensidade máxima nas freguesias das Doze Ribeiras, Serreta e Santa Bárbara, no concelho de Angra do Heroísmo. O terceiro sismo foi sentido com a mesma intensidade, mas apenas na freguesia da Serreta.

Desde 24 de Junho que a actividade sísmica no vulcão de Santa Bárbara, na ilha Terceira, se encontra “acima dos valores normais de referência”, com o nível de alerta científico V2 (possível reactivação do sistema – sinais de actividade moderada).

O gabinete de crise do CIVISA reuniu-se esta semana, após um incremento do número de sismos registados na ilha, mas decidiu manter o nível de alerta científico em V2.

Desde Junho de 2022 que a ilha de São Jorge mantém um alerta V3 (confirmação da reactivação do sistema – sinais de actividade elevada), depois de, em Março daquele ano, ter sido colocada em alerta V4 (ameaça de erupção).

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, tem apelado à serenidade, à tranquilidade e à confiança das populações de São Jorge e Terceira.

“Olhamos para estes fenómenos da natureza recorrentes nos Açores, sobretudo no que diz respeito à sismicidade, com uma certa ansiedade, é certo. É sempre inevitável, face à grandeza e monstruosidade da natureza que convive com a beleza da mesma. Mas que haja um apelo à serenidade, à tranquilidade e à confiança. Pela ciência”, disse, na sexta-feira, durante a abertura do curso MRMI (sigla inglesa para Resposta Médica a Incidentes Graves) no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na Lagoa.

De acordo com a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excepcionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respectiva descrição" Segundo a página online do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) quando há uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é "sentido dentro de casa" e "os objectos pendentes baloiçam", sentindo-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados".