Como criar uma minifloresta? Passo 1: envolve a comunidade
Ao longo dos próximos 12 dias, o Azul vai mostrar, passo a passo, como criar uma minifloresta. O projecto foi pensado para inspirar as escolas, mas pode ser uma “semente” lançada em qualquer lugar.
Os três primeiros passos para a criação de uma minifloresta fazem parte de um capítulo com o título: Sonha e Observa. O projecto arranca com um pedido. Envolve a comunidade, sugerem os especialistas.
Porquê?
A minifloresta começa na imaginação e no sonho de uma pessoa. Tipicamente, para que este se concretize e tenha sucesso, deve ser partilhado e complementado. Quais os objectivos de longo prazo? Onde será plantada? Quem envolver?
O envolvimento comunitário presente no método Miyawaki é, não só fundamental, mas diferenciador, quando comparado com outras formas de reflorestação. A resiliência do projecto é proporcional à rede de pessoas e entidades parceiras envolvidas, criando um maior sentimento de pertença colectiva e, por isso, um maior sucesso. Partilha ideias, procura potenciais parcerias, cria comunidade, faz valer e recompensa o papel de cada elemento.
Como?
- Escreve a ideia, faz um desenho e partilha com pessoas que te são próximas. Identifica pelo menos mais uma pessoa motivada para co-liderar o projecto;
- Procura entidades ou colectivos de pessoas em teu redor para potenciais parcerias que acrescentem valor, como recursos, conhecimento ou comunicação. Podes utilizar a “técnica bola de neve”;
- Cria uma proposta objectiva, com a descrição sumária, cronograma e orçamento para apresentar e aprovar junto do órgão superior (Direcção da Escola ou Câmara Municipal) e da comunidade;
- Garante a existência de reuniões frequentes que são momentos de discussão, integração de ideias e envolvimento de pessoas importantes ao longo das próximas tarefas.
Recursos:
- Ideia com o propósito;
- Pessoas interessadas;
- Proposta criativa.
Atenção! Esta tarefa é das mais importantes - quanto mais energia aqui colocada, maior será o sucesso da minifloresta! Permite a emergência de processos criativos sem limites nesta fase!
Este guia foi promovido pela ONGD VIDA, no âmbito do projecto “1Planet4All – Empowering youth, living EU values, tackling climate change” com o financiamento da União Europeia (DEAR Programme) e do Camões, I.P. Facilitado pela 2adapt, em colaboração com Laboratório Vivo para a Sustentabilidade (FCUL), HortaFCUL, Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, Instituto dos Pupilos do Exército, URBEM, TOMA